Covid-19: laboratório identifica nova variante do coronavírus em São Paulo

 
Pesquisadores apontaram nesta quinta-feira (31) que identificaram dois casos em São Paulo da nova variante do coronavírus, a mesma descoberta no Reino Unido na primeira quinzena de dezembro.

A identificação no Brasil foi feita por pesquisadores do laboratório de diagnóstico Dasa e comunicada ao Instituto Adolfo Lutz e à Vigilância Sanitária. A identificação, segundo o laboratório, ocorreu durante a análise de 400 amostras de saliva, coletadas por testes de RT-PCR.

A nova cepa de coronavírus, chamada B.1.1.7, já foi registrada em mais de 15 países. Pesquisadores britânicos apontaram que ela tem mutações que tornam o vírus até 70% mais contagioso.

No entanto, até o momento, não há evidências de que a nova variante provoque casos mais graves de Covid-19 ou que seja imune às vacinas que já estão sendo aplicadas ao redor do planeta.

No Reino Unido, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a variante já representa mais de 50% dos novos casos diagnosticados de Covid-19.

 
Em nota, a secretaria estadual de Saúde de São Paulo apontou que o Instituto Adolfo Lutz está analisando as amostras. O estado de São Paulo acumulava nesta quinta-feira 46.777 mortes e 1.452.078 casos confirmados de Covid-19.

Por decisão do governo paulista, todos os 645 municípios do estado devem voltar à fase 1-vermelha do Plano São Paulo a partir de sexta-feira, 1º de janeiro. A medida vale para amanhã (1º), sábado (2) e domingo (3).

Na fase 1-vermelha do Plano São Paulo só podem funcionar os serviços considerados essenciais nas áreas de abastecimento, segurança, transporte e saúde como mercados, farmácias, postos de combustível, padarias e lavanderias. Com essa volta à fase vermelha, shoppings, bares, comércio de rua, academias, restaurantes, concessionárias, escritórios, eventos culturais e salões de beleza não poderão funcionar nestes dias.

Apesar da determinação do Palácio dos Bandeirantes, a fase mais restritiva da quarentena já desrespeitada por diversos municípios paulistas, principalmente no litoral, onde festas e aglomerações dao o tom da irresponsabilidade genocida dos que acredita, que a pandemia acabou. (Com agências de notícias)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.