Covid-19: com 1.266 mortes em 24 horas, Brasil ruma para 200 mil óbitos desde o início da pandemia

 
O Brasil registrou oficialmente nas últimas 24 horas 62.532 novos casos confirmados de Covid-19 e 1.266 mortes ligadas à doença nesta terça-feira, segundo dados do Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass) e divulgados pelo consórcio de veículos de imprensa. Trata-se do maior número de mortes registrado em 24 horas desde 25 de agosto de 2020.

Com esse novo balanço da pandemia, o total de infecções identificadas no País subiu para 7.874.539, enquanto o número de óbitos em decorrência do novo coronavírus quebrou a barreira dos 199 mil. A média móvel de óbitos, que registra as oscilações dos últimos sete dias e elimina distorções entre um número alto de meio de semana e baixo de fim de semana, ficou em 729. De acordo com o Ministério da Saúde, 6.963.407 pessoas se recuperaram da doença.

Como vem afirmando o UCHO.INFO desde o início da pandemia, os números reais de casos e de óbitos são maiores, em razão da falta de testagem em larga escala e da subnotificação. Diversos infectologistas e epidemiologistas e instituições de saúde comungam da mesma tese.

 
A taxa de mortalidade por grupo de 100 mil habitantes está em 94,4 no Brasil, a vigésima primeira mais alta do planeta, quando desconsiderados países pequenos, como San Marino e Andorra.

Em números absolutos, o Brasil é o terceiro país com mais infecções, atrás apenas dos Estados Unidos, que somam mais de 21 milhões de casos, e da Índia, com 10,3 milhões. Contudo, o Brasil é o segundo em número absoluto de mortos, já que mais de 357 mil pessoas morreram nos EUA.

Ao todo, mais de 87 milhões de pessoas já contraíram o novo coronavírus ao redor do planeta, sendo que 1,88 milhão de pacientes morreram em decorrência da doença.

Oito estados e DF em alta

Entre as unidades da federação, oito estados e o Distrito Federal registram aceleração na variação de 14 dias, enquanto outros cinco apresentam queda. Treze se mantêm em estabilidade.

Nas regiões, apenas o Norte apresentou aceleração com 62%. As demais apresentaram estabilidade: Centro-Oeste (1%), Nordeste (-2%), Sudeste (-2%) e Sul (-14%).

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.