Após ataques sórdidos à China, governo Bolsonaro implora a Pequim por insumos para produção de vacinas

 
Quando o presidente Jair Bolsonaro, integrantes do primeiro escalão do governo e a prole presidencial, no afã de adular Donald Trump, começaram a atacar a China tendo como munição questões ideológicas e deboches descabidos, o UCHO.INFO afirmou que em algum momento os brasileiros pagariam a conta decorrente dessa irresponsabilidade diplomática.

No campo da diplomacia, relações entre países são construídas ao longo do tempo e dependem dos atos e fatos de cada um dos lados. No momento em que o governo Bolsonaro passou a criticar e a atacar a China de forma chicaneira, ficou claro que algum tipo de retaliação aconteceria, mesmo que de forma enviesada e disfarçada.

Se a vingança é um prato que se come frio, como prega a sabedoria popular, Pequim agora está a dar o troco no desbaratado e incompetente governo de Jair Bolsonaro, que no plano internacional está isolado e é visto por outros países como um pária em termos de diplomacia.

 
Com a pandemia do novo coronavírus avançando rapidamente no Brasil e provocando mortes e internações de maneira assustadora, a importação do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), insumo necessário para a produção de vacinas, entrou na fila da burocracia chinesa. E Pequim não tem motivos para acelerar qualquer processo de exportação tendo o Brasil como destino.

Diante da incerteza sobre quando os IFAs, aguardados pelo Instituto Butantan e pela Fiocruz, serão enviados pela China, o governo Bolsonaro está às voltas em busca de um canal de diálogo diplomático para eventualmente acelerar o processo. Sem isso, o processo de vacinação contra a Covid-19 no Brasil volta à vala da incerteza, pois por enquanto é possível contar apenas com a Coronavac, covardemente desdenhada pelo presidente.

Ministro das Relações Exteriores, o incompetente Ernesto Araújo não é o mais indicado para assumir essa tentativa de diálogo, já que em nome da sabujice que sempre dedicou a Trump não pensou duas vezes antes de atacar a China.

É importante que os brasileiros de bem abram os olhos e percebam o desastre que representa ao País a permanência de Bolsonaro no poder, que para tanto começa a ameaçar a democracia de maneira torpe, como se não tivesse assumido o compromisso de respeitar a Constituição Federal. A insinuação de um golpe militar, que não conta com o apoio da caserna, é motivo mais que suficiente para despejá-lo do Palácio do Planalto.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.