Covid-19: primeiro-ministro do Reino Unido diz que nova variante do coronavírus pode ser mais letal

 
Na Europa, as notícias sobre a pandemia do novo coronavírus não são animadores. Vários países têm registrado expressiva alta nos números de casos e mortes por Covid-19, ao mesmo tempo que em alguns casos a situação caminha sobre a seara da preocupação.

Com as mutações do vírus SARS-CoV-2, autoridades europeias estão adotando cuidados redobrados para evitar o avanço das contaminações, já que a nova cepa descoberta no Reino Unido pode ter letalidade maior.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, afirmou nesta sexta-feira (22), que a nova variante inglesa da Covid-19 pode estar associada a um maior nível de mortalidade. O premier ressaltou que evidências mostraram que ambas as vacinas em uso no país são eficazes contra a variante.

“Fomos informados hoje que além de se disseminar mais rapidamente, agora também parece que há alguma evidência de que a nova variante – descoberta pela primeira vez em Londres e no Sudeste (da Inglaterra) – pode estar associada a um maior grau de mortalidade”, disse Johnson entrevista coletiva.

 
Boris Johnson afirmou que todas as evidências atuais mostraram que as vacinas permaneceram eficazes contra as variantes antigas e novas. Dados publicados na sexta-feira mostraram que 5,38 milhões de pessoas receberam a primeira dose de uma vacina, com 409.855 delas recebendo as doses em 24 horas, um recorde até agora.

Inglaterra e Escócia anunciaram novas restrições no dia 4 para estancar um aumento da doença impulsionado pela nova variante do coronavírus, que levou a números recordes de mortes e infecções diárias nas primeiras semanas do ano.

“Os casos permanecem perigosamente altos e devemos permanecer vigilantes para manter o vírus sob controle”, destacou o Ministério da Saúde. “É essencial que todos continuem a ficar em casa, seja os que tomaram a vacina ou não.”

O Reino Unido registrou mais de 3,5 milhões de infecções e quase 96 mil mortes – quinto maior índice do planeta. No contraponto, os impactos do vírus na economia são sentidos nos mais diversos setores. A dívida pública britânica chegou ao nível mais alto desde 1962 – na proporção do PIB –, e varejistas tiveram o pior ano já registrado.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.