Brasil registra 1.206 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas; total de óbitos é de quase 219 mil

 
Nas últimas 24 horas, o Brasil registrou 1.206 mortes por Covid-19 e 63.626 novos casos da doença. Desde o início da pandemia do novo coronavírus, o País acumula 218.918 óbitos e 8.936.590 infectados.

A média móvel de mortes no Brasil nos últimos sete dias foi de 1.058, alta de 6% na comparação com média de 14 dias atrás. Divulgados na noite desta terça-feira (26) pelo consórcio de veículos de imprensa, os dados são do Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass).

Balanço da vacinação contra Covid-19 no Brasil aponta que 17 estados e o Distrito Federal vacinaram 844.015 pessoas, de acordo com dados divulgados até as 20 horas desta terça-feira. Os demais estados da federação não divulgaram números consolidados da vacinação.

Como tem afirmado o UCHO.INFO desde o primeiro registro do novo coronavírus no País, os números reais de casos e de óbitos pela doença são muito maiores, principalmente por causa da baixa testagem em larga escala e da subnotificação. Autoridades de saúde também entendem que o cenário provocado pelo novo coronavírus no Brasil é mais grave e preocupante.

 
Cinco estados brasileiros registram alta de mortes por Covid-19: Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Amazonas e Roraima. Têm estabilidade no número de óbitos: Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Acre, Pará, Rondônia, Tocantins, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Em queda estão: Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Amapá.

Palco primeiro do colapso no sistema público de saúde e enfrentando um cenário de caos em razão da pandemia, o Amazonas registrou 192 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas. Na última semana, morreram em média no Amazonas 139 pessoas por dia em razão da doença. Em maio de 2020, no primeiro pico da pandemia, o estado contabilizou, em média, 70 mortes por dia pelo vírus SARS-CoV-2.

A taxa de mortalidade por grupo de 100 mil habitantes subiu para 104,2 no Brasil, a 22ª mais alta do planeta, desconsiderando os países chamados pequenos, como San Marino, Liechtenstein e Andorra.

Em números absolutos, o Brasil é o terceiro país com maior número de infecções confirmadas, atrás apenas dos Estados Unidos, que somam mais de 25,3 milhões de casos, e da Índia, com 10,6 milhões. Porém, o Brasil é o segundo país em número absoluto de mortos, já que mais de 423 mil pessoas morreram nos EUA.

Ao todo, desde o início da pandemia do novo coronavírus, mais de 100 milhões de pessoas já contraíram a doença ao redor do planeta, sendo que 2,1 milhões de pessoas morreram por Covid-19.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.