Com mais de 100 milhões de casos confirmados ao redor do globo, Covid-19 continua a fazer estragos

 
O planeta ultrapassou nesta terça-feira (26) a marca de 100 milhões de casos confirmados de infecção pelo coronavírus SARS-CoV-2, segundo contagem mantida pela Universidade Johns Hopkins. Isso significa que uma em cada 76 pessoas ao redor da Terra foi diagnosticada com Covid-19.

Estados Unidos, Brasil e Índia lideram a lista de países mais afetados. O total de mortes associadas à Covid-19 ao redor do globo passa de 2,1 milhões.

O continente americano lidera em quantidade de casos identificados, com 43 milhões. A Europa aparece em segundo lugar, com 33 milhões. A Ásia identificou 12,7 milhões. Só os EUA registraram mais de 7 milhões de casos nos últimos 30 dias. Já o Brasil registrou mais de 1 milhão de casos no último mês e novamente enfrenta aceleração no número de mortes, com seguidos dias com mais de mil óbitos.

Os EUA são de longe o país mais afetado pela pandemia, com mais de 25,3 milhões de casos e 423 mil mortes. A Índia aparece em segundo lugar, com 10,6 milhões de casos e 153 mil mortes. O Brasil tem 8,87 milhões de infecções identificadas, mas tem mais mortes que a Índia: 219 mil.

Número é provavelmente mais alto

A exemplo do que vem noticiando o UCHO.INFO desde o registro do primeiro caso de Covid-19, diversas autoridades e instituições de saúde alertam que os números reais devem ser muito maiores em todo o planeta, em razão da falta de testagem em larga escala e da subnotificação. Nos EUA, o número de casos é provavelmente o dobro do divulgado, ou 50 milhões, estima um estudo da Universidade de Washington. No Brasil, o número de casos é pelo menos quatro vezes maior, o que daria ao País a vice-liderança no ranking de infecções.

 
Nos últimos dias, vários países têm superado marcas trágicas em relação à pandemia. Nesta terça-feira (26), o Reino Unido ultrapassou a marca de 100 mil mortes por Covid-19. Na última sexta-feira (22), a Alemanha superou as 50 mil mortes. Números da mortalidade excessiva divulgados pelo Gabinete de Estatísticas da União Europeia, indicam que 297.500 mais mortes ocorreram na UE entre março e outubro de 2020 em comparação com o mesmo período de 2016 a 2019.

O avanço do novo coronavírus tem ocorrido mesmo com a imposição de lockdowns severos em vários países europeus e proibição de voos internacionais. No final de dezembro, o novo coronavírus chegou ao último continente não afetado: a Antártida, após a detecção de um surto em base chilena. Mesmo países considerados modelos na gestão da pandemia ao longo de 2020, como a Alemanha, observaram nas últimas semanas um aumento robusto em casos e mortes. A Alemanha acumula 2,1 milhões de casos e 53 mil mortes.

A marca de 100 milhões foi atingida menos de três meses depois de o planeta ter superado 50 milhões de casos identificados. E quase um ano após a Organização Mundial da Saúde (OMS) ter declarado emergência de saúde pública internacional por causa do coronavírus.

Vacinação

No entanto, o cenário deste final de janeiro tem elementos mais promissores do que aquele de novembro, quando o planeta superou a marca de 50 milhões de casos. Campanhas de vacinação foram iniciadas em mais de 50 países. Nesta terça, a vacinação em âmbito global se aproxima de 70 milhões de doses aplicadas, segundo contagem do projeto “Our World in Data”.

Por outro lado, em dezembro, foram identificadas novas variantes do coronavírus, aparentemente mais infecciosas do que as anteriores.

Nesta terça-feira, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que as vacinas são “uma janela de oportunidade” para controlar a pandemia de Covid-19, que não deve “ser desperdiçada”. (Com agências internacionais)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.