São Paulo confirma três primeiros casos de Covid-19 com variante originária do Amazonas

 
O estado de São Paulo confirmou, nesta terça-feira (26), ter identificado três casos de Covid-19 relacionados à variante amazonense do novo coronavírus, cientificamente batizada como “P.1”.

O Japão foi o primeiro país a identificar a nova variante em viajantes que retornaram de viagem ao Amazonas. A detecção em solo japonês foi notificada no último dia 10 de janeiro.

As mutações na variante “P.1”, principalmente na “proteína S” – responsável pela adesão do vírus às células humanas e por sua entrada no citoplasma –, a tornam semelhante às variantes encontradas no Reino Unido e na África do Sul, o que possibilita maior potencial de contaminação e em tempo menor, o que acarreta substancial aumento no número de mortes.

Os casos detectados em São Paulo foram confirmados após sequenciamento genético das amostras colhidas de pessoas diagnosticadas com Covid-19 e atendidas no serviço público de saúde estadual. O sequenciamento ficou a cargo do Instituto Adolfo Lutz.

 
Matéria relacionada
. Biden restabelece restrições para passageiros procedentes do Brasil, da União Europeia e do Reino Unido

As três pessoas que apresentaram a variante “P.1” tinham histórico de viagem a Manaus ou eram moradoras da capital amazonense, de acordo com as primeiras informações da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

Na segunda-feira (25), os Estados Unidos também confirmaram a detecção da variante “P.1” em solo americano, em um residente do estado de Minnesota que esteve recentemente no Brasil.

O anúncio da primeira detecção pelos EUA da variante amazonense do novo coronavírus aconteceu horas após o presidente Joe Biden retomar restrições de viagens a passageiros oriundos do Brasil, da União Europeia, Reino Unido e África do Sul. Outros países têm adotado restrições idênticas como forma de conter a chegada das variantes do coronavírus SARS-CoV-2.

Dois dias antes de deixar a Casa Branca, o agora ex-presidente Donald Trump liberou a entrada nos EUA de viajantes dos mencionados países. Apenas passageiros da China e do Irã continuaram proibidos de ingressar no território americano.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.