Capitão que levantou fundos para o serviço de saúde britânico morre aos 100 anos, vítima de Covid-19

 
O Capitão Sir Tom Moore, 100 anos, popularmente conhecido no Reino Unido como “Capitão Tom” e veterano da Segunda Guerra Mundial morreu nesta terça-feira (2) em decorrência de pneumonia e complicações da Covid-19.

Moore foi protagonista de uma campanha de arrecadação de fundos, no início da pandemia do novo coronavírus, para o NHS, sistema público de saúde britânico. O veterano militar conseguiu arrecadar o equivalente a R$ 220 milhões.

Sir Tom Moore havia sido internado no último domingo (31) e sua morte foi confirmada pela família. “É com grande tristeza que nós anunciamos a morte do nosso querido pai, capitão Sir Tom Moore”, escreveram suas filhas em comunicado.

Em abril de 2020, isolado em sua casa ao norte da cidade de Londres, o capitão gravou um vídeo em que afirmou que daria 100 voltas em seu próprio quintal, com seu andador, se as pessoas doassem dinheiro para o NHS.

Ele queria arrecadar mil libras, mas conseguiu mais de 30 milhões de libras (cerca de R$ 224 milhões na cotação atual). Com seu gesto, o capitão acabou condecorado pela rainha Elizabeth II como cavaleiro.

Em nota, o Palácio de Buckingham afirmou que a rainha enviará mensagem privada de condolências à família de Moore. “Seus pensamentos — e os da família real — estão com eles, reconhecendo a inspiração que ele forneceu para toda a nação e outras pessoas em todo o mundo”.

 
“Ele foi um grande herói britânico, que mostrou o melhor do nosso país, e eu envio meus melhores votos para sua família neste momento”, escreveu o ministro da Saúde britânico, Matt Hancock.

Foi o primeiro-ministro Boris Johnson quem recomendou à monarca o reconhecimento para Tom Moore. “Será reconhecido por suas extraordinárias realizações de captação de recursos depois de conquistar o coração das pessoas em todo o país”, anunciou o governo britânico na época.

“A fantástica arrecadação de fundos do coronel Tom [que depois foi promovido a capitão] quebrou recordes, inspirou todo o país e nos trouxe um raio de luz em meio ao nevoeiro do coronavírus”, afirmou Johnson, agradecendo-lhe “em nome de todos os que se comoveram com sua incrível história”.

Homenagens ao herói

Ao completar 100 anos, Tom Morre foi alvo de algumas homenagens, além do título de “Cavalheiro da Rainha”. Ele foi homenageado com o voo de dois aviões da Royal Air Force (força aérea britânica) e recebeu 140 mil cartões de aniversário de todas as partes do planeta.

Seu nome batizou um trem de alta velocidade no Reino Unido, o serviço postal britânico criou selo especial em sua homenagem e ele foi nomeado membro honorário da equipe de críquete inglesa.

Sir Tom Moore também gravou participação em uma canção que se tornou a mais tocada do país – versão de “You’ll never walk alone” –, lançou uma autobiografia e participou da fundação de uma instituição de caridade no país.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.