Com o apoio de Bolsonaro, que “distribuiu” dinheiro à vontade, Arthur Lira é eleito presidente da Câmara

 
A eleição em primeiro do deputado federal Arthur Lira (PP-AL) para a presidência da Câmara dos Deputados – por 302 votos contra 145 de Baleia Rossi – não apenas leva o Centrão ao comando da Casa legislativa, mas faz o presidente Jair Bolsonaro refém do bloco partidário que, independentemente de ideologia, sempre existiu à sombra do fisiologismo criminoso.

Para garantir a vitória de Lira, o presidente da República liberou R$ 3 bilhões em emendas parlamentares para entusiastas (sic) da candidatura do agora comandante da Câmara, o que por si só configura crime de responsabilidade. Além disso, Bolsonaro prometeu cargos no primeiro escalão do governo (leia-se ministérios) e em estatais, como forma de garantir a aprovação de medidas de interesse do governo e impedir que avance ao menos um dos 56 pedidos de impeachment que repousam na Câmara.

O primeiro discurso oficial de Arthur Lira como presidente da Casa foi protocolar e com promessas na direção das reformas, da democracia, das causas sociais e do respeito à legislação vigente no País, mas quem conhece o modus operandi do Centrão sabe que essa retórica de encomenda tem prazo de validade curto.

Caso descumpra o combinado com o Centrão e mantenha a decisão de não criar novos ministérios e não promover reforma ministerial, como declarou na última semana, Bolsonaro terá sérios problemas pela frente, já que políticos, em especial os fisiologistas, não perdoam traições e acordos quebrados.

 
Matérias relacionadas
. Bolsonaro recorre à “velha política” e libera R$ 3 bilhões em emendas para interferir na Câmara e no Senado
. Eleições na Câmara e no Senado podem se transformar em mais uma ameaça de Bolsonaro à democracia

Para tentar chegar incólume em 2022, se é que isso será possível, Bolsonaro terá de rasgar mais uma vez o discurso pretérito contra o “toma lá, dá cá” e o que chamou de “velha política”. Em 2020, quando a possibilidade de um pedido de impeachment avançar na Câmara dos Deputados passou a preocupar o Palácio do Planalto, o presidente da República “atirou-se no colo do Centrão”, que a partir daquele momento passou a fazer as vontades do Palácio do Planalto, com direito a contrapartida.

É importante destacar que o próprio Jair Bolsonaro, nos tempos de falso bom-mocismo, disse que se oferecesse cargos e ministérios em troca de apoio no Parlamento estaria incorrendo em crime de responsabilidade, como prevê o artigo 85 da Constituição Federal. Sem se ater às próprias palavras, o que tornou-se comum desde o início do mandato, Bolsonaro ficará à vontade a partir de agora para continuar cometendo crimes de responsabilidade, pois os presidentes da Câmara e do Senado já se declararam contra o impeachment. Ou seja, a legislação brasileira será violada aos bolhões, com os proxenetas da política fingindo que tudo é possível. Além disso, Lira já disse que não aprovará a criação de uma CPI da Covid-19.

Ainda é possível evitar o pior, mas para tal a parcela de bem da dos brasileiros precisa se movimentar com urgência e passar a pressionar, de forma vigilante, os deputados federais, que em troca de cargos são capazes de tudo.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.