Covid-19: com 1.195 mortes nas últimas 24 horas, Brasil chega a 242 mil óbitos; casos beiram 10 milhões

 
O Brasil registrou nas últimas 24 horas 1.195 mortes por Covid-19, de acordo com dados do Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass) divulgados pelo consórcio de veículos de imprensa nesta quarta-feira (17). Com o novo balanço, o País alcança a marca de 242.178 óbitos pela doença e média móvel nos últimos sete dias de 1.033 mortes. Há 28 dias o Brasil registra média móvel de óbitos acima de 1 mil.

Em relação a casos confirmados, desde o começo da pandemia 9.979.276 brasileiros contraíram o novo coronavírus, sendo que 57.937 desses diagnósticos desses confirmados no último dia. A média móvel de casos nos últimos sete dias foi de 45.282 novos diagnósticos diários, recuo de 6% em relação aos casos registrados em há duas semanas.

De acordo com o Ministério da Saúde, 8.950.450 pacientes haviam se recuperado da doença até esta quarta-feira. O Conass não divulga o número de recuperados de Covid-19. Segundo o consórcio de veículos de imprensa, até a noite de terça-feira mais de 5,5 milhões de pessoas haviam recebido a primeira dose da vacina contra Covid-19, ou seja, apenas 2,6% da população do País.

 
Os números reais de casos e de óbitos pela doença são muito maiores, principalmente por causa da baixa testagem em larga escala e da subnotificação, como tem afirmado o UCHO.INFO desde o primeiro registro da presença do novo coronavírus em território brasileiro. Autoridades de saúde reconhecem que o cenário provocado pelo novo coronavírus no Brasil é muito mais grave e preocupante.

Segundo os dados divulgados, nove estados apresentam alta no número de mortes por Covid-19: Goiás, Acre, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Bahia, Ceará e Paraíba. Por outro lado, quinze unidades da federação registram estabilidade de óbitos: Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Alagoas, Maranhão, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Três estados apresentam queda: Rio de Janeiro, Amazonas e Tocantins.

Em alta, a taxa de mortalidade a cada 100 mil habitantes é de 115,2 mortes no Brasil. Em números absolutos, o Brasil é o terceiro país com maior número de infecções, atrás apenas dos Estados Unidos, que somam mais de 27,8 milhões de casos, e da Índia, com 10,9 milhões. Contudo, é o segundo em número absoluto de mortos, atrás dos EUA, que têm mais de 489 mil óbitos.

Ao todo, desde o início da crise sanitária do século, mais de 109,8 milhões de pessoas já contraíram o novo coronavírus ao redor do planeta, sendo que e 2,4 milhões de pacientes morreram em decorrência da Covid-19.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.