Corte europeia de Direitos Humanos exige que Moscou liberte o oposicionista Alexei Navalny

 
O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos exigiu nesta quarta-feira (17) que a Rússia liberte imediatamente o líder opositor Alexei Navalny, um dos maiores críticos do Kremlin, em mais um capítulo das crescentes tensões entre Bruxelas e Moscou desde a prisão do ativista russo.

A Rússia já afirmou que ignorará a determinação da Corte – apesar de sua condição de país-membro do Conselho da Europa exigir que a decisão seja cumprida – e classificou a ordem como “interferência gritante e flagrante nos assuntos judiciais de um Estado soberano”.

Em decisão publicada nesta quarta-feira, o tribunal com sede em Estrasburgo, na França, afirmou considerar que a vida de Navalny corre perigo na prisão, enfatizando que o governo russo “não pôde fornecer salvaguardas suficientes para sua vida e saúde”.

A ordem de libertação imediata, que atende a pedido feito pelos advogados do ativista, é concedida pelo tribunal apenas em casos de perigo iminente de dano irreparável.

Em agosto de 2020, Alexei Navalny foi vítima de um ataque por envenenamento com agente neurotóxico que ele diz ter sido ordenado pelo governo do presidente Vladimir Putin, por isso seus advogados e aliados alegam que ele corre perigo de morte no cárcere.

O líder oposicionista, de 44 anos, foi preso em Moscou em 17 de janeiro, quando retornava a seu país natal pela primeira vez após o envenenamento. Ele havia passado cinco meses em tratamento na Alemanha, para onde foi transferido às pressas após o ataque na Sibéria.

No início de fevereiro, Navalny foi condenado a três anos e meio de prisão. O tribunal russo alegou que o ativista violou as condições da liberdade condicional relacionada a sentença proferida em 2014, ao não se apresentar regularmente para as autoridades penitenciárias.

 
A sentença original envolve um suposto caso de fraude, num processo que foi considerado politicamente motivado e declarado arbitrário e ilícito pelo próprio Tribunal Europeu dos Direitos Humanos em 2017.

Como ele já cumpriu 12 meses da sentença original de três anos e meio de 2014, Navalny pode passar os próximos dois anos e meio na prisão. O ativista deverá comparecer à Justiça nesta semana para recorrer do veredicto.

A prisão de Navalny foi condenada por parte da comunidade internacional, provocou atritos com a União Europeia (UE) e gerou protestos em massa na Rússia, que deixaram milhares de manifestantes detidos.

Moscou rejeita “interferência”

Autoridades russas foram rápidas em invalidar a decisão do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, afirmando que a demanda a favor de Navalny não será cumprida.

O ministro russo da Justiça, Konstantin Chuychenko, declarou que a decisão configura interferência no sistema judicial da Rússia. “Essa demanda é infundada e ilegal porque não indica um único fato ou uma normal legal que permitiria ao tribunal fazer tal veredicto”, afirmou em comunicado.

“Essa demanda não pode ser atendida já que não há razão legal, sob a lei russa, para que essa pessoa seja libertada da custódia. Bem cientes disso, os juízes europeus claramente tomaram uma decisão política que só poderia agravar o restabelecimento de relações construtivas com as instituições do Conselho da Europa”, completou Chuychenko.

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos é a corte internacional do Conselho da Europa, principal órgão de defesa dos direitos humanos do continente. O conselho possui 47 países-membros, entre eles a Rússia.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.