Covid-19: Brasil registra 1.345 mortes nas últimas 24 horas; média móvel completa 30 dias acima de 1 mil

 
Novos dados do Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass), divulgados nesta sexta-feira (19) pelo consórcio dos veículos de imprensa, revelam que nas últimas 24 horas o Brasil registrou 1.345 mortes por Covid-19, totalizando 244.955 óbitos pela doença desde o início da pandemia.

Com o novo balanço do Conass, a média móvel de mortes no País ao longo dos últimos sete dias é de 1.051, avanço de 4% em relação à média de óbitos anotada duas semanas atrás. Há 30 dias o Brasil registra média de mortes acima de 1 mil.

No tocante a casos confirmados de Covid-19, de quinta para sexta-feira foram registrados 53.049 diagnósticos confirmados, totalizando, desde o começo da crise sanitária no País, 10.081.693 brasileiros que já contraíram o novo coronavírus. A média móvel de casos nos últimos sete 7 dias foi de 45.143 novos diagnósticos por dia, estabilidade em relação à média de quatorze dias atrás.

O País demorou oito meses para chegar à marca de 5 milhões de casos, mas metade do tempo para dobrar o número de diagnósticos confirmados – 10 milhões de casos. Isso mostra que a velocidade de infecção pelo vírus SARS-CoV-2 aumentou de forma preocupante. Além disso, a variante brasileira do vírus pode causar uma explosão de casos por ser 70% mais contagiosa e 30% mais letal do que a cepa original.

De acordo com o Ministério da Saúde, 8.995.246 pacientes haviam se recuperado da doença até a noite de quinta-feira. O Conass não divulga número de recuperados. Os dados divulgados pelo consórcio de veículos de imprensa revelam que que 5.756.502 de pessoas já receberam a primeira dose de vacina contra Covid-19, ou seja, 2,72% da população brasileira foi imunizada na fase inicial. A segunda dose já foi aplicada em 1.051.406 pessoas (0,50% da população).

 
Os números reais de casos e de óbitos pela doença são muito maiores, principalmente por causa da baixa testagem em larga escala e da subnotificação, como tem afirmado o UCHO.INFO desde o primeiro registro da presença do novo coronavírus em território brasileiro. Autoridades de saúde reconhecem que o cenário provocado pelo novo coronavírus no Brasil é muito mais grave e preocupante.

Dez estados brasileiros apresentam alta no número de mortes por Covid-19: Goiás, Acre, Pará, Rondônia, Roraima, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Por outro lado, treze unidades da federação registram estabilidade em relação a óbitos pela doença: Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Amapá, Alagoas, Maranhão e Piauí. Três estados têm queda no número de mortes: Amazonas, Tocantins e Sergipe.

A taxa de mortalidade por 100 mil habitantes é de 116,5 mortes no Brasil. Em números absolutos, o Brasil é o terceiro país com maior número infecções, atrás apenas dos Estados Unidos, que somam mais de 27,9 milhões de casos, e da Índia, com 10,9 milhões. Porém, é o segundo em número absoluto de mortos, atrás dos EUA, que têm mais de 495 mil óbitos.

Ao todo, desde o início da pandemia, mais de 110,5 milhões de pessoas já contraíram o novo coronavírus ao redor do planeta, sendo que 2,44 milhões de pacientes morreram em decorrência da Covid-19.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.