Após ameaçar interferir no comando da Petrobras, Bolsonaro indica general da reserva à presidência da estatal

 
Após ameaçar, durante transmissão ao vivo na internet, na quinta-feira (18), interferir na Petrobras e promover mudanças na direção da empresa, o presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta sexta-feira que o atual presidente da estatal, Roberto Castello Branco, será substituído pelo general da reserva Joaquim Silva e Luna, atual diretor-geral da Itaipu Binacional.

“O governo decidiu indicar o senhor Joaquim Silva e Luna para cumprir uma nova missão, como conselheiro de administração e presidente da Petrobras, após o encerramento do ciclo, superior a dois anos, do atual presidente, senhor Roberto Castello Branco”, destaca o anúncio feito em rede social.

O anúncio da mudança ocorre horas após o presidente da República criticar, em sua live semanal, a gestão da Petrobras e a majoração no preço da gasolina e do diesel.

“Nesses dois meses nós vamos estudar uma maneira definitiva de buscar zerar o imposto para ajudar a contrabalancear esses aumentos, no meu entender excessivo, da Petrobras. Mas eu não posso interferir, nem iria interferir na Petrobras, se bem que alguma coisa vai acontecer na Petrobras nos próximos dias, você tem que mudar alguma coisa, vai acontecer”, disse Bolsonaro, sem explicar como compensará a anunciada perda de arrecadação.

 
Matéria relacionada
. Após Bolsonaro ameaçar com interferência na Petrobras, ações da estatal despencam na Bolsa de Valores

“Teve um aumento, no meu entender, aqui, eu vou criticar, um aumento fora da curva da Petrobras. 10% hoje na gasolina e 15% no diesel. É o quarto reajuste do ano. A bronca vem sempre para cima de mim, só que a Petrobras tem autonomia”, declarou.

Como noticiou o UCHO.INFO em matéria anterior, a ameaça de interferência no comando da Petrobras fez com que as ações preferenciais da estatal registrassem queda de 6% e as ações ordinárias, 7,5%, nesta sexta-feira, na Bolsa de Valores brasileira (B3), cujo índice recuou 0,64%.

Faz-se necessário lembrar que a então presidente Dilma Rousseff interferiu na política de preços da Petrobras na tentativa de mascarar a inflação durante seu governo. A incursão foi um desastre, pois quando os combustíveis retomaram os preços de mercado, a Petrobras encontrava-se em situação pré-falimentar e a inflação voltou com força e voracidade.

Indicado para a presidência da Petrobras em 2018, durante o governo de transição, Roberto Castello Branco é pós-doutorado pela Universidade de Chicago e ocupou cargos de direção no Banco Central e na mineradora Vale. Integrou o Conselho de Administração da Petrobras e foi diretor no Centro de Estudos em Crescimento e Desenvolvimento Econômico da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.