Covid-19: com 716 novas mortes pelo novo coronavírus, Brasil ultrapassa a trágica marca de 247 mil óbitos

 
De acordo com dados do Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass), divulgados nesta segunda-feira (22) pelo consórcio de veículos de imprensa, o Brasil registrou 716 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 247.276 óbitos pela doença desde o começo da pandemia. Com o novo balanço, a média móvel de mortes no País nos últimos sete dias é de 1.055, avanço de 2% em comparação com a média registrada há 14 dias. Há 33 dias a média de mortes pelo novo coronavírus está acima de 1 mil.

Em relação aos casos confirmados da doença, os dados mostram que 30.231 novas infecções foram registradas de domingo para segunda-feira, sendo que o total de infectados desde o início da crise sanitária é 10.197.531. A média móvel de casos nos últimos sete dias é de 47.374 novos diagnósticos por dia, avanço de 5% em relação à média de casos registrados há duas semanas.

Segundo o Ministério da Saúde, 9.139.215 pacientes se recuperaram da doença causada pelo vírus SARS-CoV-2. O Conass não divulga o número de recuperados. O levantamento de dados mostra que 5.982.640 de pessoas já receberam a primeira dose de vacina contra Covid-19, ou seja, 2,83% da população brasileira. A segunda dose já foi aplicada em 1.269.005 pessoas (0,60% da população do país) em todos os estados e no Distrito Federal. No total, 7.251.645 doses foram aplicadas em todo o País.

A velocidade de infecção do novo coronavírus aumentou nos últimos meses, possível reflexo da variante brasileira encontrada inicialmente no Amazonas e agora presentes em vários estados da federação. O Brasil demorou oito meses para chegar à marca de 5 milhões de casos, mas metade do tempo para dobrar o número de diagnósticos confirmados – 10 milhões de casos. A variante brasileira do vírus, segundo especialistas, pode causar uma explosão de casos por ser 70% mais contagiosa e 30% mais letal do que a cepa original.

 
Os números reais de casos e de óbitos pela doença são muito maiores, principalmente por causa da baixa testagem em larga escala e da subnotificação, como tem afirmado o UCHO.INFO desde o primeiro registro da presença do novo coronavírus em território brasileiro. Autoridades de saúde reconhecem que o cenário provocado pelo novo coronavírus no Brasil é muito mais grave e preocupante.

Doze estados brasileiros registram alta no número de mortes por Covid-19: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás, Acre, Pará, Rondônia, Roraima, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. No contraponto, dez unidades da federação apresentam estabilidade no número de casos: Paraná, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Mato Grosso, Amapá, Alagoas, Maranhão e Piauí. Em queda estão quatro estados: Mato Grosso do Sul, Amazonas, Tocantins e Sergipe.

A taxa de mortalidade por grupo de 100 mil habitantes subiu para 117,6 no Brasil, a 22ª mais alta do planeta, desconsiderados os países classificados como pequenos – Andorra, Liechtenstein e San Marino.

Em números absolutos, o Brasil é o terceiro país com maior número infecções, atrás apenas dos Estados Unidos, que somam mais de 28,1 milhões de casos, e da Índia, com 11 milhões. Contudo, é o segundo em número absoluto de mortos, já que mais de 500 mil pessoas morreram nos EUA.

Ao todo, desde o início da pandemia, mais de 111,6 milhões de pessoas já contraíram o novo coronavírus ao redor do globo, sendo que 2,47 milhões de pacientes morreram de Covid-19.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.