Covid-19: Brasil registra 818 mortes nas últimas 24 horas e bate novo recorde na média móvel de óbitos

 
Dados do Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass), divulgados na noite desta segunda-feira (1) pelo consórcio de veículos de imprensa, mostram que nas últimas 24 horas o Brasil registrou 818 mortes pro Covid-19, totalizando 255.836 óbitos em razão de complicações causadas pela doença.

Com esse novo balanço, a média móvel de casos nos últimos sete dias é de 1.223, o quinto recorde seguido nos últimos seis dias. Houve um avanço de 16% na média de mortes, na comparação com a mediana registrada há duas semanas. Acima de 15% indica tendência de alta. Há 40 dias seguidos a móvel de mortes pelo novo coronavírus está acima de 1 mil. Desde o último sábado (27) até hoje, o País registrou três recordes na média móvel de mortes, os mais altos em toda a pandemia: 1.80 óbitos (sábado), 1.208 (domingo) e 1.223 (segunda-feira).

Em relação a casos da doença, nas últimas 24 horas foram confirmados 40.479 novos diagnósticos, totalizando 10.589.608. A média móvel de casos nos últimos sete dias é de 56.011 diagnósticos diários, alta de 23% em relação aos casos registrados duas semanas atrás. A tendência é de alta nos diagnósticos positivos. É a primeira vez desde 21 de janeiro que se registra tendência de alta nos números de casos e de mortes.

Os números reais de casos e de óbitos pela doença são muito maiores, principalmente por causa da baixa testagem em larga escala e da subnotificação, como tem afirmado o UCHO.INFO desde o primeiro registro da presença do novo coronavírus em território brasileiro. Autoridades de saúde reconhecem que o cenário provocado pelo novo coronavírus no Brasil é muito mais grave e preocupante.

 
De acordo com o Ministério da Saúde, 9.411.033 pacientes haviam se recuperado da Covid-19 até domingo (28). O Conass não divulga o número de recuperados. Dados divulgados pelo consórcio de veículos de imprensa mostram que em todo o País 6.770.596 pessoas já receberam a primeira dose de vacina contra a Covid-19, equivalente a 3,2% da população brasileira. A segunda dose já foi aplicada em 2.012.921 pessoas (0,95% da população brasileira). Ao todo, 8.783.517 doses de imunizantes contra o vírus SARS-CoV-2 foram aplicadas até o momento no Brasil.

Quinze entes da federação registram alta no número de mortes por Covid-19: Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Distrito Federal, Mato Grosso, Acre, Pará, Tocantins, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Nortes e Sergipe. Com estabilidade no número de óbitos encontram-se oito estados: Espírito Santo, Minas gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Alagoas e Pernambuco. Em baixa, os estados de Goiás, Amazonas, Amapá e Roraima.

A taxa de mortalidade por grupo de 100 mil habitantes subiu para 121,7 no Brasil, a 21ª mais alta do planeta, desconsiderados países classificados como pequenos – Andorra, Liechtenstein e San Marino.

Em números absolutos, o Brasil é o terceiro país com maior número de casos confirmados da doença, atrás apenas dos Estados Unidos, que somam mais de 28,6 milhões de casos, e da Índia, com 11,1 milhões. Contudo, é o segundo em número absoluto de mortos, já que mais de 514 mil pessoas morreram nos EUA.

Ao todo, desde o início da pandemia, mais de 114,3 milhões de pessoas já contraíram o novo coronavírus em todo o planeta, sendo que 2,53 milhões de pacientes morreram em decorrência da Covid-19 e suas muitas complicações.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.