“Barçagate”: polícia espanhola faz buscas no FC Barcelona e prende ex-presidente Josep Maria Bartomeu

 
O FC Barcelona foi alvo nesta segunda-feira (1) de operação policial que cumpria mandados de busca e apreensão em seu estádio e no escritório da agremiação catalã. A polícia fez detenções, mas revelou os nomes dos detidos.

A operação policial é um capítulo do caso batizado como “Barçagate”, que investiga dirigentes do clube espanhol. De acordo com a rádio “Cadena Ser”, um dos detidos foi o ex-presidente Josep Maria Bartomeu, que renunciou ao cargo em outubro passado na esteira das investigações. Também teriam sido presos Òscar Grau, atual diretor geral do clube, Román Gómez, diretor do departamento jurídico.

O foco das investigações é a contratação de empresa de consultoria em proteção de imagem e dados e redes sociais. Bartomeu teria contratado, em nome do Barcelona, a tal empresa para cuidar da sua imagem e reputação.

 
Segundo os investigadores, o cartola também teria se valido do contrato para difamar dirigentes adversários clube e jogadores, inclusive com a criação de perfis falsos nas redes sociais. Entre os alvos estariam os jogadores Lionel Messi e Gerard Piqué, além do ex-treinador da equipe Josep Guardiola.

A ação policial acontece às vésperas de nova eleição presidencial no Barça, marcada para o próximo domingo (7). “O que aconteceu hoje foi consequência de uma péssima gestão no clube na última administração”, disse Joan Laporta, um dos três candidatos ao comando do clube, em entrevista à “Lleida Radio”. Laporta considerou a prisão de Bartomeu “chocante” e “nada boa” para a agremiação, destacando que o ex-presidente tem direito à “presunção de inocência”.

O clube é administrado por um conselho interino desde que Bartomeu deixou o cargo. A direção do FC Barcelona já negou a contratação da consultoria e o suposto pagamento extra para atacar rivais. De acordo com as autoridades espanholas, a operação desta segunda-feira foi realizada pelo departamento de crimes financeiros da polícia.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.