Covid-19: pandemia não deve acabar neste ano, alerta a Organização Mundial da Saúde

 
Apesar dos avanços na vacinação, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou nesta segunda-feira (1) que é irrealista pensar que a pandemia de Covid-19 terminará até o fim deste ano.

O diretor de emergências sanitárias da agência, Michael Ryan, avalia que a imunização de grupos de risco ajudará a diminuir a pressão sobre hospitais, mas que o novo coronavírus ainda está “no controle”.

“Seria prematuro e irrealista acreditar que acabaremos com o vírus até o final deste ano, mas acho que podemos acabar com as internações e mortes, acabar com a tragédia associada à pandemia”, declarou Ryan em entrevista coletiva. “O principal objetivo agora é manter a transmissão do vírus tão baixa quanto possível”, acrescentou.

O diretor da entidade destacou o aumento global do número de novos casos registrado na última semana, após seis semanas consecutivas de queda, e disse que a situação mostra que o coronavírus ainda está no controle da pandemia.

“Se as vacinas começarem a ter impacto, não apenas nas mortes e nas internações, mas também na dinâmica de transmissão, então acho que vamos acelerar o controle da pandemia”, avaliou Ryan, apontando que ainda há um “forte desafio” a ser enfrentado.

Aumento de infecções no planeta

A OMS registrou na última semana um aumento no número de casos de Covid-19 na Europa, nas Américas, no Sudeste Asiático e no Mediterrâneo Oriental. Segundo o diretor-geral da organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus, esse desenvolvimento é “decepcionante, mas não surpreende”.

“Parte disso se deve ao relaxamento de medidas de saúde pública, à circulação contínua de variantes e a pessoas baixando a guarda”, afirmou Ghebreyesus. “As vacinas ajudarão a salvar vidas, mas se os países confiarem apenas nos imunizantes, estão cometendo um erro. Medidas de saúde pública básicas continuam sendo a base da resposta.”

 
A líder técnica para Covid-19 da OMS, Maria van Kerkhove, ressaltou também que o aumento de casos registrado na semana passada indica que o vírus pode recuperar forças se sua transmissão não for evitada.

Ghebreyesus lembrou ainda o objetivo da OMS de começar a vacinação em todos os países do mundo nos primeiros 100 dias do ano, o que significa que restam 40 dias par alcançar a meta.

Ele disse também que até ao fim de maio serão entregues 237 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 a 142 países por meio do Covax Facility –programa apoiado pelas Organização das Nações Unidas para a compra e distribuição de imunizantes ao redor do planeta, visando um acesso mais igualitário e priorizando países pobres.

Críticas à corrida das vacinas

Nesta segunda-feira, Gana e Costa do Marfim foram os primeiros países a começar a vacinação de profissionais de saúde com doses fornecidas através do Covax Facility.

“É encorajador ver trabalhadores da saúde dos países mais pobres começarem a ser vacinados, mas é lamentável que isto aconteça quase três meses depois de alguns dos países mais ricos terem iniciado as suas campanhas de vacinação”, afirmou Ghebreyesus.

O diretor-geral criticou ainda o fato de alguns países continuarem a dar prioridade à vacinação de adultos mais jovens, mais saudáveis e com menor risco de doença diante da carência da imunização de profissionais de saúde e idosos em nações mais pobres. Ghebreyesus disse que a luta contra a Covid-19 não se trata de uma competição entre os países.

“Não estamos pedindo aos países que ponham as suas próprias populações em risco. Estamos pedindo a todos os países que façam parte de um esforço global para reprimir o vírus em todo o mundo”, acrescentou Ghebreyesus.

A pandemia de Covid-19 já deixou mais de 2,5 milhões de mortos ao redor do globo, sendo que mais de 114 milhões de casos da doença já foram registrados, segundo dados compilados pela Universidade Johns Hopkins. (Com agências internacionais)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.