Covid-19: Alemanha prorroga “lockdown” até 28 de março, mas flexibiliza restrições

 
O governo da Alemanha anunciou, na quarta-feira (3), a prorrogação até 28 de março do lockdown, em vigor no país desde 16 de dezembro, também estabeleceu um plano de flexibilização das restrições em cinco etapas.

Após reunião que se estendeu por nove horas, a chanceler alemã Angela Merkel e os governadores dos 16 estados do país chegaram a um acordo para tentar equilibrar a necessidade de conter a disseminação de variantes mais contagiosas do coronavírus e a impaciência crescente da população com as medidas de restrição em vigor há mais de dois meses.

Uma das principais medidas de flexibilização envolve a reabertura de parte do comércio não essencial, que poderá ocorrer de maneira mais sistemática em regiões que registraram média inferior a 50 novos casos de Covid-19 por 100 mil habitantes nos últimos sete dias. Merkel defendia um número mais rígido, de incidência de 35 por 100 mil habitantes, mas teve que ceder diante da pressão dos governadores, que pela estrutura federativa do país têm poder para impor ou levantar restrições.

As primeiras medidas de flexibilização do pacote passarão a valer a partir da próxima segunda-feira (8). Na primeira etapa, floriculturas, livrarias e lojas de jardinagem poderão reabrir, desde que observadas medidas rígidas de higiene. Já a abertura do comércio varejista dependerá da situação epidemiológica na segunda etapa.

Regiões com incidência inferior a 50 casos vão poder reabrir museus, zoológicos e galerias. Lojas vão poder permitir um certo número de clientes dependendo da área do estabelecimento. Regiões com incidência entre 50 e 100 poderão reabrir esses espaços, mas com hora marcada.

Se os números continuarem em queda, será permitida a reabertura de restaurantes com áreas externas, museus e instalações esportivas. Cada nova etapa da flexibilização ocorrerá a cada 14 dias, se os números permanecerem em baixa. Uma nova reunião deve ocorrer em três semanas para discutir questões como a reabertura de hotéis e viagens.

 
Também foram acertadas nesta quarta questões envolvendo as restrições de contato. Atualmente, os encontros privados são permitidos apenas para os moradores de uma mesma residência com no máximo uma pessoa de fora. A partir de 8 de março será permitido o encontro de moradores de duas residências, porém, com um máximo de cinco pessoas presentes.

As primeiras medidas de flexibilização do atual “lockdown” já começaram a ser aplicadas na última segunda-feira, com a volta às aulas para estudantes do ensino fundamental e a reabertura de barbearias e salões de beleza após uma pausa forçada de dois meses e meio.

Merkel salientou que o plano prevê um “mecanismo de emergência”, que a reabertura poderá ser revertida, e que a Alemanha voltará ao “lockdown” total caso os números voltem a sair de controle, com uma incidência superior a 100 casos por 100 mil habitantes em um intervalo de três dias. “Estamos no limiar de uma nova fase da pandemia em que não podemos ser descuidados, mas que apresenta esperança”, disse a chanceler.

Outras medidas incluem testes rápidos e gratuitos para todos os residentes na Alemanha, a partir de 8 de março. Cada pessoa terá direito a um teste por semana. Também ficou acertado no final de março ou início de abril médicos em consultórios particulares poderão ser totalmente envolvidos na campanha de vacinação com o objetivo de acelerar os esforços.

Merkel se mostrou cautelosamente otimista. “A primavera de 2021 será diferente da primavera de um ano atrás”, disse, citando as vacinas. “A vacinação é a saída para a pandemia.” (Com agências internacionais)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.