Morre no Rio de Janeiro, aos 84 anos, o cantor Agnaldo Timóteo, vítima de complicações da Covid-19

 
Dono de uma das mais conhecidas vozes da música romântica nacional, o cantor Agnaldo Timóteo morreu neste sábado (3), aos 84 anos, por causa de complicações da Covid-19. O músico estava internado desde 17 de março no Hospital Casa São Bernardo, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

No último dia 27, Agnaldo precisou ser intubado para “ser tratado de forma mais segura”, informou a família. De acordo com os médicos, Timóteo pode ter contraído o novo coronavírus entre a primeira e a segunda dose da vacina contra a doença.

“É com imenso pesar que comunicamos o FALECIMENTO do nosso querido e amado Agnaldo Timóteo. Agnaldo Timóteo não resistiu as complicações decorrentes do COVID-19 e faleceu hoje às 10:45 horas. Temos a convicção que Timóteo deu o seu Melhor para vencer essa batalha e a venceu! Agnaldo Timóteo viverá eternamente em nossos corações! A família agradece todo o apoio e profissionalismo da Rede Hospital Casa São Bernardo nessa batalha”, afirmou a família do cantor, em nota.

Nascido em Caratinga, no interior de Minas Gerais, em 16 de outubro de 1936, Agnaldo Timóteo iniciou a carreira de cantor na década de 60 e não demorou a fazer sucesso com seu repertório romântico. Na política, exerceu mandatos de deputado federal e de vereador em São Paulo e no Rio de Janeiro.

 
Ele se apresentou em circos que passavam pela cidade mineira, mas logo em seguida passou a participar de programas de calouros em emissoras de rádio da cidade natal, além de Governador Valadares e Belo Horizonte. Ele cantava música do saudoso Cauby Peixoto, o que lhe rendeu o rótulo de “Cauby mineiro”.

Enquanto não veio a profissionalização como cantor, Timóteo trabalhou como torneiro mecânico. Em 1960, mudou-se para o Rio de Janeiro em busca de oportunidades no mundo da música. Nessa época trabalhou como motorista da cantora Ângela Maria. Gravou seu primeiro disco em 1961 por indicação da cantora.

A projeção surgiu ao participar do programa de Jair de Taumaturgo, na TV Rio, ocasião em que conquistou todos os prêmios da atração e foi contratado pela gravadora EMI-Odeon.

Com o LP “Surge um Astro”, emplacou o hit “Mamãe” (versão de “La Mamma”, de Charles Aznavour) e passou a participar do programa “Jovem Guarda”. O início da carreira foi todo focado em versões de sucessos internacionais.

O álbum “Obrigado Querida”, lançado em 1967, deu a Agnaldo Timóteo o primeiro lugar nas gravadoras do País e seu primeiro grande hit foi “Meu grito”, canção de Roberto Carlos.

A partir de então, se consolida como cantor romântico e lança outros sucessos como “Ave-Maria”, “Verdes campos” e “A galeria do amor”. Agnaldo Timóteo gravou mais de 50 discos, oscilando entre o romântico e o “brega”.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.