Arábia Saudita só permitirá entrada de peregrinos imunizados contra Covid-19 em Meca

 
Autoridades da Arábia Saudita afirmaram que apenas vacinados contra Covid-19 terão permissão de realizar a “umrah”, peregrinação menor a Meca que pode ser feita ao longo de todo o ano, a partir do início do jejum muçulmano do Ramadã, que neste ano começa em 13 de abril.

As pessoas autorizadas serão aquelas que já receberam as duas doses da vacina contra Covid-19, uma dose pelo menos 14 dias antes da viagem e que se recuperaram da doença, explicaram as autoridades sauditas.

Apenas essas pessoas terão permissão de realizar a “umrah”, bem como assistir às orações na Grande Mesquita, na cidade sagrada de Meca. Essa condição também se aplica para a entrada na Mesquita do Profeta, na cidade sagrada de Medina.contra Covid-19

As autoridades afirmaram que a política ainda será aplicada no Ramadã, que deve começar em 13 de abril, mas não está claro quanto tempo ficará em vigor. Também não ficou claro se a resolução, que ocorre em meio a um aumento nas infecções por coronavírus na Arábia Saudita, seria estendida ao “hajj”, peregrinação anual maior, no final deste ano.

 
O Ramadã costuma levar um grande fluxo de fiéis da Arábia Saudita e outros países muçulmanos a Meca. A Arábia Saudita já tinha suspendido em março do ano passado a “umrah”, que atrai milhões de peregrinos que gastam o equivalente a R$ 36 bilhões, segundo estimativas da Câmara de Comércio de Meca.

Em uma primeira fase, apenas 6 mil sauditas e residentes estrangeiros na Arábia Saudita receberam, por dia, autorização para realizar a “umrah”, que pode ser efetuada em qualquer época do ano, ao contrário do “hajj”, que ocorre apenas uma vez por ano.

No final de julho de 2020, a Arábia Saudita sediou reduzida peregrinação “hajj”, um dos cinco pilares do islã e obrigação para os muçulmanos adultos, desde que tenham condições financeiras e de saúde para cumpri-la.

Apenas até 10 mil residentes muçulmanos da própria Arábia Saudita puderam participar, número muito inferior aos 2,5 milhões de muçulmanos de todo o planeta que participaram em da peregrinação 2019. Não foi divulgado até o momento quantos peregrinos receberão autorização para participar do “hajj” neste ano.

A Arábia Saudita relatou mais de 393 mil infecções por coronavírus e 6.700 mortes por Covid-19. O Ministério da Saúde do país afirmou que administrou mais de cinco milhões de doses de vacina contra o novo coronavírus, sendo que população local é de mais de 34 milhões de pessoas. (Com agências internacionais)


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.