Chefe de vacinas da Agência Europeia de Medicamentos vê relação entre AstraZeneca e coágulos sanguíneos

 
O responsável por estratégia de vacinas da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), farmacologista Marco Cavaleri, afirmou que há um claro vínculo entre o uso da vacina AstraZeneca-Oxford e casos muito raros de trombose.

“Na minha opinião agora podemos dizer que está claro que há uma associação com a vacina. Porém não sabemos o que causa essa reação”, declarou Cavaleri em entrevista publicada nesta terça-feira (6) no jornal italiano “Il Messaggero”.

“Agora está cada vez mais difícil dizer que não existe uma relação de causa e efeito entre a vacinação com a AstraZeneca e casos muito raros de coágulos sanguíneos”, acrescentou.

Cavaleri indicou que a EMA deverá em breve confirmar oficialmente que existe essa relação de causa e efeito entre a vacina e os coágulos.

Após a declaração do farmacologista, a EMA informou que está analisando se a vacina da AstraZeneca realmente pode causar coágulos sanguíneos. O comitê de segurança da Agência Europeia de Medicamentos “ainda não chegou a uma conclusão e a revisão está em andamento”, disse o órgão em comunicado nesta terça-feira.

 
Segundo a EMA, uma coletiva de imprensa será convocada quando uma decisão sobre o assunto for tomada, o que deve acontecer na quarta ou quinta-feira.

Atualmente, a posição oficial da EMA é que a vacina AstraZeneca-Oxford é segura e não há provas de que o uso do imunizante leve à formação de coágulos sanguíneos. Mesmo assim, vários países europeus limitaram o uso da vacina dessa fabricante, entre eles a Alemanha, onde pessoas com menos de 60 anos não devem ser vacinadas com o imunizante.

No Reino Unido, onde a vacina da AstraZeneca foi largamente utilizada em bem-sucedida campanha de vacinação, as autoridades registraram 30 casos de trombose entre 18 milhões de pessoas vacinadas.

Na Alemanha, os casos também são raros. Até o fim de março, o Instituto Paul-Ehrlich, centro de referência para a vacinação na Alemanha, havia detectado apenas 31 casos de suspeita trombose em pessoas que foram imunizadas com a vacina da AstraZeneca. Até a data, 2,7 milhões de pessoas já haviam recebido a vacina da AstraZeneca no país. (Com agências internacionais)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.