Brasil registra 3.687 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas; média móvel de óbitos fica acima de 3,5 mil

 
O Brasil registrou 3.687 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 358.718 óbitos desde o início da pandemia. Com os novos números, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos sete dias foi de 3.051, avanço de 4% na comparação com o índice de 14 dias atrás. Os dados são do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e foram divulgados na noite desta terça-feira (13) pelo consórcio de veículos de imprensa.

Há 83 dias a média móvel de mortes por Covid-19 no Brasil está acima de 1mil; há 28 dias, acima de 2 mil; e há 18 dias, acima de 2,5 mil. Pelo quarto dia consecutivo a média de mortes está acima de 3 mil.

Em relação a casos confirmados, nas últimas 24 horas foram registrados 80.157 novos diagnósticos. Desde o começo da crise sanitária, 13.601.566 brasileiros já contraíram o novo coronavírus. A média móvel de casos nos últimos sete dias foi de 70.787 novos diagnósticos diários, recuo de 6% em relação à mediana de duas semanas atrás.

Os números reais de casos e de óbitos pela doença são muito maiores, principalmente por causa da baixa testagem em larga escala e da subnotificação, como tem afirmado o UCHO.INFO desde o primeiro registro da presença do novo coronavírus em território brasileiro. Autoridades de saúde reconhecem que o cenário provocado pelo novo coronavírus no Brasil é muito mais grave e preocupante. Pelos nossos cálculos, com base em informações de especialistas em epidemiologia, o número de mortes por Covid-19 no Brasil é pelo menos 50% maior.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, até a noite de segunda-feira (12) 11.957.068 pacientes haviam se recuperado da Covid-19. O Conass não divulga o número de recuperados.

 
No tocante à imunização, até esta terça-feira 24.433.064 pessoas haviam recebido a primeira dose da vacina contra Covid-19, o que representa 11,54% da população brasileira. A segunda dose foi aplicada em 7.717.785 pessoas, o que equivale a 3,64% da população. Considerando que as vacinas disponíveis no País exigem dose de reforço (segunda dose), o Brasil está muito longe da meta de vacinar 75% da população para conter a circulação do novo coronavírus.

Com base nos dados do Conass, 10 estados brasileiros apresentam alta no número de mortes por Covid-19: Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Acre, Amapá, Roraima, Maranhão, Piauí, Pernambuco e Sergipe. Treze entes federativos registram estabilidade no número de óbitos: São Paulo, Espírito Santo, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Amazonas, Rio Grande do Norte, Ceará, Bahia e Alagoas. Quatro estados registram queda: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rondônia e Paraíba.

A taxa de mortalidade por grupo de 100 mil habitantes subiu para 170,6 no Brasil, a 14ª mais alta do planeta, desconsiderados países classificados como pequenos – Andorra, Liechtenstein e San Marino, segundo levantamento da Universidade Johns Hopkins (EUA).

Em números absolutos, o Brasil é o terceiro país com maior número de infecções pelo SARS-CoV-2, atrás apenas dos Estados Unidos, que somam mais de 31,3 milhões de casos e da Índia, com 13,6 milhões. É também o segundo país em número absoluto de mortos, já que mais de 563 mil pessoas morreram nos EUA.

Ao todo, desde o início da pandemia, mais de 137 milhões de pessoas já contraíram oficialmente o novo coronavírus ao redor do planeta, sendo que até o momento 2,95 milhões de pacientes morreram em decorrência de complicações da Covid-19.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.