Índia supera o Brasil e é o segundo país com mais casos confirmados de Covid-19

 
A Índia superou o Brasil e se tornou nesta segunda-feira (12) o segundo país com mais casos de Covid-19 registrados, em meio a uma segunda onda da doença que se espalha pelo território indiano.

Com 13.527.717 casos confirmados da doença, a Índia está atrás apenas dos Estados Unidos, com 31,2 milhões, segundo dados reunidos pela Universidade Johns Hopkins. O Brasil já contabilizou 13.482.023 casos da doença, de acordo com o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass).

De acordo com o Ministério da Saúde indiano, nas últimas 24 horas o país contabilizou mais de 168 mil novos casos, a mais alta marca diária no país desde o início da pandemia. Foi o sexto dia consecutivo com recorde no indicador.

A Índia também reportou 904 mortes em 24 horas, elevando o total de óbitos ligados à Covid-19 no país para 170.179. O país é o quarto com mais vidas perdidas para a doença, atrás dos EUA, com 562.066 óbitos registrados, do Brasil, com 353.137, e do México, com 209.338.

Pior momento da pandemia

O país de 1,3 bilhão de habitantes vive agora o pior momento da pandemia, tendo registrado um rápido aumento no número de casos nas últimas semanas. Hospitais de as regiões da Índia estão sobrecarregados e especialistas temem que o pior ainda esteja por vir.

Especialistas advertiram que multidões, em sua maioria sem máscaras, em comícios em estados onde há eleições, em festivais religiosos e em outras reuniões públicas alimentariam a nova onda de infecções.

“O país inteiro tem sido complacente: permitimos congregações sociais, religiosas e políticas”, disse à AFP Rajib Dasgupta, professor de saúde da Universidade Jawaharlal Nehru.

 
A Índia registrou mais de 873 mil casos somente nos últimos sete dias, um aumento de 70% em relação à semana anterior, de acordo com dados compilados pela agência de notícias AFP.

Esta segunda onda de contágios pelo novo coronavírus já superou o primeiro pico da pandemia no país, alcançado em setembro passado, quando foram registrados quase 100 mil casos em um dia. A média móvel dos últimos sete dias está em mais de 130 mil casos por dia.

Considerando o tamanho da população, a situação do Brasil é pior: a média móvel de novos casos diários nos últimos sete dias por milhão de habitantes é de 334,07, a pior do planeta. Em seguida vêm os EUA, com 211,60 casos por dia, a Alemanha, com 197,50 e a Índia, com 97,17, segundo levantamento do site “Our World in Data”.

Quanto ao número diário de mortes, o Brasil também é o país com a maior média móvel por milhão de habitantes: 14,59 nos últimos sete dias. A Índia é o sexto país no ranking, com 0,53.

Confinamento e vacinação

O repique da pandemia na Índia, após o número diário de casos ter ficado abaixo de 9 mil no início de fevereiro, fez com que os estados e territórios mais afetados impusessem restrições de movimento e de atividades. O estado mais rico do país, Maharashtra, o principal motor do repique, impôs um confinamento de fim de semana e um toque de recolher noturno na semana passada.

O governo indiano espera que a campanha de vacinação ajude a frear a disseminação do coronavírus. O surto atual, no entanto, também coincide com a escassez de vacinas em alguns estados, incluindo Maharashtra, que abriga a capital financeira Mumbai e registrou quase metade das novas infecções no país nas últimas duas semanas.

No último sábado (10), a Índia alcançou a marca de 100 milhões de doses aplicadas em 85 dias de vacinação, após várias iniciativas do governo de aumentar os números no menor tempo possível.

As autoridades indianas estabeleceram, no entanto, a meta de vacinar 300 milhões de pessoas até julho, o que implica imunizar o dobro de pessoas vacinadas até agora no mesmo período. (Com agências internacionais)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.