Covid-19: agências de saúde norte-americanas recomendam suspensão vacina da Johnson & Johnson

 
Agências reguladoras de saúde dos Estados Unidos recomendaram, nesta terça-feira (13), a suspensão temporária do uso da vacina de dose única contra a Covid-19 da Johnson & Johnson, depois que seis pacientes desenvolveram raro distúrbio envolvendo coágulos sanguíneos. A farmacêutica americana decidiu esperar pelos resultados de análises e postergou o lançamento de sua vacina na União Europeia (UE).

Um comitê de assessoria ao Centro de Controle de Doenças dos EUA (CDC, na sigla em inglês) realizará uma reunião na quarta-feira para revisar os casos ligados ao imunizante da Johnson & Johnson, e a Administração de Alimentos e Remédios dos EUA (FDA, na sigla em inglês) revisará a análise, afirmaram ambas as agências em uma declaração conjunta.

“Até que o processo seja concluído, recomendamos uma pausa no uso desta vacina, num gesto de muita cautela”, diz parte do comunicado conjunto do CDC e da FDA.

Os seis pacientes afetados eram mulheres com idades entre 18 e 48 anos, e os sintomas surgiram de seis a treze dias após a vacinação. Nos seis casos, um tipo de coágulo sanguíneo denominado trombose do seio venoso cerebral foi observado em combinação com níveis baixos de plaquetas no sangue (trombocitopenia).

O CDC e a FDA afirmaram que os incidentes aparentam ser extremamente raros. A Johnson & Johnson comunicou estar trabalhando em estreita colaboração com os órgãos reguladores e apontou que nenhuma relação causal foi estabelecida entre os incidentes e a vacina contra a Covid-19 fabricada pelo seu braço farmacêutico, a empresa belga Janssen.

 
Segundo relatos do jornal “The New York Times”, uma mulher morreu e uma segunda foi hospitalizada em estado crítico no estado do Nebraska. Até o dia 12 de abril, mais de 6,8 milhões de doses do imunizante da Johnson & Johnson foram administradas nos Estados Unidos – uma pequena fração das estimadas 120 milhões de pessoas que já receberam ao menos uma dose de um imunizante contra a Covid-19 no país.

Suspensão nos EUA atrasa lançamento na Europa

A suspensão em solo americano ocorre uma semana após a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) ter comunicado que iniciou uma análise sobre a possível ligação entre a vacina da Johnson & Johnson e quatro casos graves de “coágulos sanguíneos incomuns”.

Na semana passada, a agência europeia também divulgou ter encontrado uma possível conexão entre a vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca e uma rara disfunção de coagulação do sangue, que resultou num pequeno número de mortes de pacientes inoculados com o imunizante.

A Johnson & Johnson anunciou que decidiu adiar o lançamento de sua vacina contra o coronavírus na Europa. A farmacêutica disse que está revisando os dados em cooperação com as autoridades americanas e europeias e que, como consequência, irá “atrasar proativamente o lançamento da vacina na Europa”.

A União Europeia recebeu as primeiras doses do imunizante da Johnson & Johnson na segunda-feira, um mês depois de ter autorizado seu uso nos 27 Estados-membros do bloco. A farmacêutica americana se comprometeu a entregar 55 milhões de doses ao bloco europeu até o final de junho e outras 120 milhões de doses no terceiro trimestre. (Com agências internacionais)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.