Brasil registra 3.774 mortes por Covid-19 em 24 horas e se aproxima de 366 mil óbitos pela doença

 
Nas últimas 24 horas, o Brasil registrou 3.774 mortes por Covid-19, totalizando 365.954 óbitos pela doença desde o inicio da pandemia. Com o novo balanço, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos sete dias chegou a 2.952, recuo de 2% na comparação com o índice de quatorze dias atrás. Os dados são do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e foram divulgados na noite desta quinta-feira (15) pelo consórcio de veículos de imprensa.

Há 85 dias a média móvel de mortes no País está acima de 1 mil; há 30 dias, acima de 2 mil mortos; há 20 dias, acima de 2,5 mil. Esse quadro mostra o descontrole da pandemia no Brasil, enquanto o governo de Jair Bolsonaro continua errando na adoção de medidas de combate à crise sanitária.

Em relação a casos confirmados, nas últimas 24 horas foram registrados 80.529 novos diagnósticos da doença. De o começo da pandemia, 13.758.093 brasileiros já contraíram o novo coronavírus. A média móvel de casos nos últimos sete dias foi de 67.396 novos diagnósticos diários, recuo de 7% em relação aos casos registrados há duas semanas.

Os números reais de casos e de óbitos pela doença são muito maiores, principalmente por causa da baixa testagem em larga escala e da subnotificação, como tem afirmado o UCHO.INFO desde o primeiro registro da presença do novo coronavírus em território brasileiro. Autoridades de saúde reconhecem que o cenário provocado pelo novo coronavírus no Brasil é muito mais grave e preocupante. Pelos nossos cálculos, com base em informações de especialistas em epidemiologia, o número de mortes por Covid-19 no Brasil é pelo menos 50% maior.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, até a noite de quarta-feira (14) 12.170.771 pacientes haviam se recuperado da Covid-19. O Conass não divulga o número de recuperados.

 
No tocante ao programa de imunização contra Covid-19, até esta quinta-feira 25.460.098 pessoas já receberam a primeira dose da vacina contra Covid-19, o que representa 12,02% da população brasileira. A segunda dose foi aplicada em 8.558.567pessoas, o que equivale a 4,04% da população. Considerando que as vacinas disponíveis no País exigem dose de reforço (segunda dose), o Brasil está muito longe da meta de vacinar 75% da população para conter a circulação do novo coronavírus.

Com base nos dados do Conass, 6 estados brasileiros apresentam alta no número de mortes por Covid-19: Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Amapá, Maranhão e Roraima. Dezesseis estados registram estabilidade no número de óbitos: São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Acre, Amazonas, Pará, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. Seis entes federativos registram queda: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Distrito Federal, Rondônia e Paraíba.

A taxa de mortalidade por grupo de 100 mil habitantes no Brasil subiu para 173,9, a 13ª maior do planeta, desconsideradas as taxas de países classificados com pequenos, Andorra, Liechtenstein e San Marino.

Em números absolutos, o Brasil é o segundo país com maior número de mortes, atrás apenas dos Estados Unidos, que somam mais de 565 mil óbitos. É também o terceiro país com mais casos confirmados, depois de EUA (31,4 milhões) e Índia (14 milhões).

Ao todo, desde o início da pandemia, mais de 138,6 milhões de pessoas já contraíram o novo coronavírus ao redor do planeta, de acordo com números oficiais, sendo que 2,97 milhões de pacientes morreram em decorrência de complicações da Covid-19.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.