Chefe da PF troca superintendente que pediu investigação contra Ricardo Salles, aliado de desmatadores

 
O diretor-geral da Polícia Federal (PF), Paulo Maiurino, decidiu trocar o chefe da corporação no Amazonas, na esteira de um atrito com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que vem fazendo a alegria dos desmatadores.

A decisão de substituir Alexandre Saraiva foi tomada na quarta-feira (14), mesmo dia em que o superintendente amazonense enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedido de investigação contra Salles, em caso envolvendo a maior apreensão de madeira ilegal do País.

A notícia-crime afirma que o ministro e o senador Telmário Mota teriam atuado para obstruir a chamada Operação Handroanthus GLO, deflagrada pela PF e o Ministério Público Federal (MPF). A investigação mirou a extração ilegal de madeira na Amazônia e resultou em apreensão histórica no final de 2020.

O pedido de investigação enviado ao STF acusa Salles de atuar em favor dos investigados na operação e solicita que sejam apurados os crimes de obstrução de investigação ambiental e advocacia administrativa. Saraiva foi informado que deixaria o comando do Amazonas na tarde de quarta-feira, antes de enviar a notícia-crime ao Supremo.

Ele será substituído pelo delegado Leandro Almada, que já foi “número 2” de Saraiva na superintendência do Amazonas e comandou o grupo de investigações ambientais sensíveis no órgão.

Saraiva, por sua vez, está há mais de dez anos ocupando postos de superintendente na PF, tendo passado por Roraima e Maranhão antes de comandar o Amazonas. Ele estava há quatro anos à frente da corporação neste estado.

 
Novo diretor, outras trocas

Essa não é a primeira troca no comando das unidades regionais a ser feita por Paulo Maiurino, anunciado como novo diretor-geral da PF há menos de dez dias. Desde que assumiu a corporação, ele já alterou a chefia das superintendências de São Paulo, Santa Catarina e Bahia.

Em São Paulo, Maiurino causou estranhamento ao fugir do padrão que vinha sendo seguido nos últimos anos para a escolha do novo chefe regional. Diferente de seus antecessores, o novo superintendente paulista, Rodrigo Bartolamei, nunca havia ocupado cargos relevantes de chefia na Polícia Federal antes de assumir o comando da maior superintendência regional do País.

Fiasco anunciado

Desde a indicação de Ricardo Salles para a pasta do Meio Ambiente, antes do início do governo Bolsonaro, o UCHO.INFO afirma que a atuação do ministro seria desastrosa e de algum modo favoreceria os destruidores da natureza. Salles é dado a incursões marcadas pela espetacularização, mas o desmonte de alguns importantes órgãos ligados ao ministério confirmaram nossas afirmações.

O resultado está à vista de todos, mas o Palácio do Planalto insiste em manter Ricardo Salles no cargo, apesar da pressão advinda dos mais distintos setores. Além disso, Salles tratou com criminoso desdém governos de países que integram o Fundo Amazônia, escorado pela absurda tese bolsonarista da preservação da soberania nacional, mas agora o Brasil pede socorro a nações que cobram o fim do desmatamento na maior floresta tropical do planeta.

Os brasileiros de bem precisam despertar para a realidade enquanto é tempo, pois Jair Bolsonaro continua empurrando o Brasil na direção do atraso e e do obscurantismo, como se todos concordassem com seu jeito absolutista de governar.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.