Covid-19: com mais mortes por milhão de habitantes no continente americano, Brasil clama por CPI

 
Enquanto a CPI da Covid aguarda definição da presidência do Senado sobre a data da instalação do colegiado – quando serão escolhidos o presidente, o vice e o relator – e o governo de Jair Bolsonaro age de maneira sórdida e covarde nos bastidores para impedir as investigações, o Brasil continua derretendo na seara da pandemia do novo coronavírus.

A reboque do negacionismo torpe do presidente da República e sua irresponsabilidade genocida, o Brasil ultrapassou nas últimas duas semanas os Estados Unidos, o México e o Peru e tornou-se o país com mais mortes por Covid-19 no continente americano, segundo dados do site “Our World in Data”.

Com 1.756 óbitos por milhão de habitantes, o Brasil ultrapassou o México em 7 de abril; o Peru, no dia 13, e os Estados Unidos, no dia 14. Os 10 países com mais óbitos proporcionais das Américas são: Brasil (1.756 mortes a cada 1 milhão de habitantes), Peru (1.722), EUA (1.713), México (1.646), Panamá (1.434), Colômbia (1.342), Chile (1.317), Argentina (1.310), Bolívia (1.083) e Equador (1.003)

 
Em números absolutos, os Estados Unidos continuam liderando com mais vítimas da Covid-19 e todo o planeta (567 mil), seguido do Brasil (373 mil) e do México (212 mil).

A situação da pandemia tem piorado na região principalmente devido ao Brasil, sendo que atualmente a América do Sul é a região que mais registra mortes causadas pelo novo coronavírus ao redor do globo, à frente da Europa. Na última semana, com o avanço da pandemia na América do Sul, o número global de mortes pelo novo coronavírus alcançou a impressionante marca de 3 milhões.

Para se ter ideia da extensão da tragédia que Bolsonaro insiste em minimizar – ou negar –, desde o final de março o Brasil tem registrado mais óbitos por Covid-19 do que toda a União Europeia, bloco que reúne 27 países e tem 446 milhões de habitantes.

Esse trágico panorama faz com que a CPI da Covid seja extremamente necessária, com seus integrantes investigando os devidos fatos com independência e respeitando os limites legais. É inadmissível que mais de um ano após o início da crise sanitária o Brasil continua sem ter informações sobre a real situação da pandemia no território. Isso decorre da irresponsável decisão do governo Bolsonaro de não realizar testes em massa para a Covid-19.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.