CPI da Covid: sem fazer perguntas a Ernesto Araújo, senadora Kátia Abreu desmonta ex-chanceler

 
Se Ernesto Araújo imaginou que teria vida fácil na CPI da Covid, durante depoimento nesta terça-feira (18), a senador Kátia Abreu (PP-TO) mostrou que o roteiro é outro e muito difícil. Sem fazer qualquer pergunta ao ex-chanceler, a parlamentar tocantinense disse que Araújo tem “memória seletiva”.

“O senhor não se lembra de nada que importa e se lembra de coisas mínimas. Parece que existe um Ernesto que fala com a gente aqui e outro Ernesto nas redes”, disse a senadora.

Kátia Abreu, que desmontou a farsa que o ex-ministro tentava emplacar na CPI, fez duras críticas à passagem de Araújo pelo Itamaraty. “O senhor é um negacionista compulsivo, omisso. O senhor no Ministério das Relações Exteriores foi uma bússola para o caos, para o naufrágio da política internacional”, afirmou.

Sem dar trégua ao ex-chanceler e recorrendo a fatos concretos e dados oficiais, Kátia Abreu condenou a forma como Araújo conduziu a política externa brasileira, especialmente com a China, maior parceiro comercial do Brasil.

 
A parlamentar disse que faltou ao Itamaraty na relação com os chineses, durante a gestão de Ernesto Araújo, “diplomacia, agrado, diálogo”. “Quero lembrar que até abril 85% de toda vacina no Brasil veio da China a despeito do senhor”, ressaltou.

A senadora do Tocantins é conhecida por discursos contundentes, mesmo quando o tema é impopular, mas sua participação na CPI, apesar de não integrar o colegiado, era esperada por muitos, inclusive pelo Palácio do Planalto.

Em vídeo publicado no Twitter antes de sua participação na CPI, Kátia Abreu afirmou: “Nós vamos fazer uma oitiva com o ex-chanceler Ernesto Araújo, que era o ministro do Itamaraty, e que infelizmente não praticou uma boa diplomacia, atrapalhou muito na busca das vacinas. Que Deus tenha piedade dessa alma.”

Dias antes de ser demitido, Ernesto Araújo divulgou nas redes sociais o conteúdo de conversa reservada com a senadora, durante encontro no Itamaraty, sugerindo que a parlamentar teria defendido interesses da China no âmbito das negociações sobre o 5G. Com a divulgação, Araújo, que se esforçava para permanecer no cargo, tentou mostrar que sua demissão abriria caminho para os chineses.

Kátia Abreu não se deixou intimidar e reagiu de forma dura: “O Brasil não pode continuar tendo a face de um marginal”. Logo após o episódio, a pressão para que Ernesto Araújo fosse demitido disparou, obrigando o presidente da República a dispensar o “terraplanista” sabujo.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.