Governo comemora depoimento mentiroso de Pazuello na CPI da Covid e prova ser esquizofrênico

 
Além de negacionista no tocante à pandemia do novo coronavírus, o governo de Jair Bolsonaro comporta-se de forma esquizofrênica em relação à CPI do Covid, postura que tem a ajuda nauseante da tropa de choque bolsonarista, que busca tumultuar os depoimentos e evitar que o presidente da República seja responsabilizado pela tragédia humana que tomou conta do País e ceifou até o momento mais de 440 mil vidas.

Após a primeira fase do depoimento do general Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde, interrompido em razão de mal-estar do militar, o Palácio do Planalto e os senadores governistas, que diariamente passam vergonha na CPI, comemoraram a oitiva.

Imaginar que a participação de Pazuello na CPI foi exitosa é fruto do devaneio que domina a sede do governo, onde os fanáticos ideológicos não conseguem enxergar o óbvio e trabalham diuturnamente contra a democracia e se esforçam para enganar a opinião pública.

Beneficiado por um habeas corpus concedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para que permanecesse em silêncio caso necessário, Pazuello imaginou ser possível impor ritmo às próprias respostas ao tentar “enquadrar” os senadores. Os parlamentares deixaram o ex-ministro da Saúde à vontade, acreditando que havia liquidado a inquirição, o que não aconteceu.

Os senadores oposicionistas da CPI deixaram Pazuello tropeçar nas próprias declarações, levando-o a contradições absurdas e abrindo caminho para acareações, algo já cogitado pelos integrantes do colegiado. Caso as acareações de fato ocorram, a já difícil situação do governo há de piorar sobremaneira.

 
Além de tentar proteger de forma vergonhosa o presidente da República, comportamento que confirma o subserviente bordão “um manda, outro obedece”, Eduardo Pazuello mostrou ao longo do depoimento que ser confrontado com a verdade dos fatos lhe tira a concentração. Isso explica o mal-estar ao final do dia, que o próprio depoente negou ter ocorrido.

A defesa que o ex-ministro fez da cloroquina durante do depoimento é um atentado à saúde pública, discurso que ganhou força na sessão desta quinta-feira (20), com a participação encomendada dos governistas, que recorrem à falação desconexa para isentar o presidente da República da responsabilidade.

Alguns profissionais de imprensa, que se dizem especialistas em política, criticaram a forma como o relator Renan Calheiros (MDB-AL) estava conduzindo o interrogatório, mas ao final do dia foram obrigados a reconhecer que o senador alagoano deu corda para Pazuello “se enforcar”.

Sabem os leitores e seguidores que o UCHO.INFO não tergiversa diante dos fatos nem protege esse ou aquele político, independentemente da corrente ideológica. Como sempre, emitimos opiniões e fazemos análises políticas com base na realidade dos fatos e na experiência dos nossos profissionais, cientes do compromisso profissional com os leitores.

Afirmamos desde o início do depoimento que as mentiras do ex-ministro Eduardo Pazuello eram escandalosas e causariam danos ao governo. Prova disso é que os governistas aterrissaram na CPI nesta quinta-feira dispostos a tumultuar e a prolongar o depoimento de Pazuello, que tem 23 senadores inscritos para formular perguntas.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.