Morre em Brasília, aos 67 anos, o brilhante jornalista Ribamar Oliveira, vítima de complicações da Covid-19

 
O jornalista Ribamar Oliveira, do jornal Valor Econômico, morreu nesta terça-feira (1) em Brasília, aos 67 anos, vítima de complicações da Covid-19. Ele estava internado há 50 dias na capital federal e lutou bravamente contra o novo coronavírus.

Ribamar Oliveira conquistou vários prêmios ao longo da profissão, inclusive um “Esso de Economia” pela excepcional reportagem “O Escândalo dos precatórios”. Formado em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB), Ribamar Oliveira trabalhou em “O Globo”, “Jornal do Brasil”, “O Estado de S. Paulo”, Veja e “IstoÉ”.

Em mensagem publicada no WhatsApp do jornalista, a família agradeceu pelas manifestações de solidariedade. “Seu exemplo de ética, de profissionalismo, de dedicação ao jornalismo e de amor à família e à vida nos enchem de orgulho e nos guiarão a partir de agora […] Desde já agradecemos as mensagens de pêsames e de solidariedade. Lílian, esposa, e os filhos Júlia, Valentina e Ricardo”, destaca a mensagem.

De acordo com a família, em razão da causa da morte o corpo do jornalista para respeitar os protocolos de segurança que o momento exige.

A morte de Ribamar Oliveira repercutiu no meio político, onde era respeitado e tinha excelente trânsito, principalmente na área econômica, sua especialidade.

 
Ministério da Economia

O Ministério da Economia afirmou ter recebido a notícia com “muita tristeza” e que o jornalista era “conhecido pelo alto nível técnico, seriedade na apuração, ética e bom humor”.

“A trajetória premiada e o reconhecimento dos colegas e dos técnicos da equipe econômica refletem a carreira de sucesso dedicada à cobertura econômica”, completou o ministério.

Banco Central

O Banco Central, por sua vez, manifestou “profundo pesar” pela morte de Oliveira. “Foi uma honra contar com o profissionalismo de Ribamar no trabalho de bem informar a sociedade sobre as atividades do Banco Central. No jornalismo, sua ausência será sentida por todos os colegas”.

Ex-ministro da Fazenda e atualmente à frente da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, Henrique Meirelles também lamentou a morte de Ribamar Oliveira, considerado um dos “maiores de economia do Brasil”.

Supremo Tribunal Federal

Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Luiz Fux afirmou, em nota, que Ribamar Oliveira era “respeitado por ministros, servidores e colaboradores do STF em razão de seu profissionalismo e competência”. “O Supremo se solidariza com a família e os amigos, e espera que obtenham conforto neste momento de dor e perda”, acrescentou.

Fundação Getúlio Vargas

O Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getúlio Vargas (FGV) também lamentou a morte de Ribamar Oliveira. “Exemplo de ética, de profissionalismo e de dedicação ao jornalismo, Riba, como era chamado pela sua legião de amigos, era um profundo conhecedor da questão fiscal brasileira, sendo uma referência no assunto”, afirmou o instituto por meio de nota.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.