Brasil registra 2.346 mortes por Covid-19 em 24 horas; total de óbitos total passa de 465 mil

 
O Brasil registrou 2.346 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 465.312 óbitos desde o início da pandemia. Com o novo balanço, a média móvel de mortes nos últimos sete dias ficou em 1.870 – quinto aumento consecutivo – recuo de 4% em relação ao índice de 14 dias atrás, o que indica estabilidade no número de óbitos decorrentes do novo coronavírus.

Os dados são do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e foram divulgados na noite desta terça-feira (1) pelo consórcio de veículos de imprensa.

Em relação a casos confirmados, nas últimas 24 horas o País registrou 77.898 novos diagnósticos da doença, sendo que desde o começo da crise sanitária 16.625.572 brasileiros já contraíram o novo coronavírus.

A média móvel de casos nos últimos sete dias foi de 61.370 novos diagnósticos diários, queda de 5% em relação à mediana de casos de duas semanas atrás, o que também indica estabilidade.

Os números reais de casos e de óbitos pela doença são muito maiores, principalmente por causa da baixa testagem em larga escala e da subnotificação, como tem afirmado o UCHO.INFO desde o primeiro registro da presença do novo coronavírus em território brasileiro. Autoridades de saúde reconhecem que o cenário provocado pelo SARS-Cov-2 no Brasil é muito mais grave e preocupante. Pelos nossos cálculos, com base em informações de especialistas em epidemiologia, o número de mortes por Covid-19 no Brasil é pelo menos 30% maior.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, até a noite de segunda-feira (31) 15.068.146 pacientes haviam se recuperado da Covid-19. O Conass não divulga o número de recuperados.

 
Com base nos dados do Conass, cinco estados brasileiros apresentam alta no número de mortes por Covid-19: Mato Grosso do Sul, Roraima, Maranhão, Paraíba e Pernambuco. Quatorze unidades federativas apresentam no número de óbitos: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Mato Grosso, Rondônia, Amapá, Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia, Alagoas e Sergipe. Sete estados registram queda no número de óbitos pelo novo coronavírus: Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Acre, Amazonas, Pará e Piauí. O estado do Tocantins não divulgou dados atualizados sobre a Covid-19.

Em relação à imunização contra Covid-19, o balanço desta terça-feira mostra que 46.224.872 pessoas já receberam a primeira dose da vacina contra Covid-19, o que representa 21,38% da população brasileira. A segunda dose foi aplicada em 22.374.235 pessoas, o que equivale a 10,57% da população. Considerando que as vacinas disponíveis no País exigem dose de reforço (segunda dose), o Brasil está muito longe da meta de vacinar 75% da população para conter a circulação do novo coronavírus.

Com os novos números da Covid-19 no País, a taxa de mortalidade por 100 mil habitantes no Brasil subiu para 221,4, a nona maior do planeta, quando desconsiderados países classificados como pequenos em termos populacionais.

Em números absolutos, o Brasil é o segundo país com maior número de mortes, atrás apenas dos Estados Unidos, que somam mais de 594 mil óbitos. É ainda o terceiro país com mais casos confirmados, depois de EUA (33,2 milhões) e Índia (28,1 milhões).

Ao todo, desde o início da pandemia, mais de 170 milhões de pessoas contraíram o novo coronavírus ao redor do globo, sendo que até agora 3,55 milhões de pacientes morreram em decorrência da de complicações da Covid-19.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.