“Brasil de dentro” – fotógrafa Elaine Eiger compõe inventário das moradias populares do Nordeste brasileiro

 
A BEĨ Editora lança o mais novo trabalho da fotógrafa Elaine Eiger. Trinta e quatro anos depois da publicação de “Pinturas e platibandas”, de Anna Mariani, registro seminal do patrimônio arquitetônico popular brasileiro, o livro “Brasil de dentro” compõe um inventário atualizado do casario popular do sertão nordestino, unindo as imagens de Eiger a textos de especialistas em design.

“Fotografei sem saber por que estava fotografando”, conta a autora. Durante uma viagem que fez ao Nordeste em 2013, Elaine reconheceu de dentro de um táxi uma das casas de Mariani ̶ “uma casinha totalmente modificada, modernizada”. Aquele primeiro registro, de uma construção xadrez e preta e branca, foi a semente de um trabalho que a fotógrafa paulistana não sabia se concretizaria por meio de um ensaio, exposição ou livro, mas cuja potência reconheceu desde o início.

A partir de então, ela começou a fotografar casas em sete estados da região – Bahia, Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará –, registrando o produto final da transformação por que essas moradias passaram ao longo das últimas quatro décadas.

Nos anos 1980 esses edifícios de alvenaria em cal e pintados com pó Xadrez eram encimados pelas platibandas – as fachadas estilizadas construídas para esconder os telhados. Hoje, o que vemos são casas quase sempre protegidas por grades, revestidas com azulejos e pedras e não mais nos tons pastéis das fotografias de Mariani. O cenário mudou bastante, mas boa parte dos princípios que regem as intervenções dos moradores no casario permanece, como o gosto pelas cores e pelos geometrismos.

Por isso, o estilo híbrido dessas moradias ainda é o art déco sertanejo das casas de Anna Mariani. Identificado após décadas de pesquisa, catalogação e discussões acadêmicas, o art déco sertanejo foi categorizado pela designer e professora Lia Monica Rossi. Seu parceiro nessa empreitada, José Marconi Bezerra de Souza assina um dos textos que constituem o aparato teórico de “Brasil de dentro”.

 
A publicação conta também com um ensaio da curadora Adélia Borges, que enfatiza a relevância do patrimônio popular aos olhos das grandes instituições de arte, além de ressaltar os diálogos que esse casario estabelece entre forma e função, precariedade e beleza.

“Em que sentido essas fachadas respondem às atuais concepções do morar? Como ocorre nelas essa mistura entre a tradição e a modernidade?”. Essas perguntas, levantadas por Eiger no texto de abertura a “Brasil de dentro”, são respondidas pelas fotos – para as quais o projeto gráfico do livro, ao mesmo tempo em que faz referência a Pinturas e platibandas, dá protagonismo. Em um lugar inóspito e de cotidiano muitas vezes difícil, o gosto popular expresso na explosão de cores que presenciamos em Brasil de dentro revela uma vitalidade e uma busca de beleza e alegria pouco conhecidas, mas fundamentais para nossa identidade.

Sobre Elaine Eiger

Elaine Eiger nasceu em São Paulo e vive no Rio de Janeiro. Formada em Direito pela PUC-SP, é pós graduada em fotografia pelo Senac. Fotógrafa há mais de 25 anos, realizou exposições em espaços como Casa das Rosas, Sesc Pompeia, Galeria Ímã e Centro de Cultura Judaica.

Foi vencedora do concurso “A Fotografia como Arte”, do programa Starte da Globonews, e recebeu o prêmio de melhor documentário no 9º Festival de Cinema Judaico de São Paulo com o filme “A estrela oculta do sertão”. Viajou por diferentes países registrando imagens de cidades globais.

Em seu trabalho, geometria, forma e arquitetura aparecem como uma forte metáfora de sentimentos e relações humanas. Atualmente, percorre o interior do Brasil em busca desses mesmos elementos na arquitetura popular.

Ficha técnica:
Título: Brasil de dentro
Autora | Fotógrafa: Elaine Eiger
ISBN: 978-65-86205-00-8
Textos: Adélia Borges e José Marconi Bezerra de Souza

Idioma: Português-Inglês
Projeto gráfico: Raul Loureiro
Páginas: 192
Formato: 28 x 18,5 cm
Acabamento: Capa dura
Ano: 2021
Preço de capa: R$ 120,00

Pedidos:

Ínerson A. Dias (11) 99430-2477
[email protected]

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.