Motivação de ataque a faca em Würzburg, na Alemanha, segue incerta

 
Após o ataque com faca em Würzburg, na Baviera, na última sexta-feira (25), os antecedentes e motivos do autor do crime ainda não estão claros, disse nesta segunda-feira o secretário do Interior da Baviera, Joachim Herrmann.

“Não se pode responder neste momento se o suspeito sofre de uma doença mental, ou se pode também ser classificado como terrorista”, afirmou Herrmann.

Ainda não está claro se as exclamações dele durante o crime, típicas de islamistas, são determinantes para as motivações, acrescentou. “Há testemunhas que dizem que ele gritou Allahu Akhbar na loja de departamentos quando deu as primeiras facadas nas pessoas”, declarou o secretário do Interior da Baviera. Além disso, teria havido outras declarações durante a noite, quando o autor mencionou eventual contribuição pessoal à jihad.

No local onde o refugiado somaliano de 24 anos estava abrigado foi encontrado material que está sob avaliação de estudiosos islâmicos. De importância central para a reconstrução do crime é a avaliação do conteúdo de dois telefones celulares confiscados na acomodação do acusado.

 
Feridos estão fora de perigo

O migrante matou três mulheres com uma faca e feriu sete pessoas no fim da tarde de sexta-feira. De acordo com Herrmann, nenhuma das cinco vítimas gravemente feridas corre risco de morrer. No entanto, é de se temer que algumas fiquem com sequelas duradouras. O crime foi “incrivelmente brutal”, acrescentou.

De acordo com os investigadores, o suspeito, que vive em um abrigo para moradores de rua, já havia atraído a atenção várias vezes antes da ação sangrenta por causa de comportamento confuso e agressivo e já havia sido internado temporariamente duas vezes em uma clínica psiquiátrica. No entanto, jamais havia ferido alguém. Segundo Herrmann, este histórico de transtornos também está sendo examinado em detalhes.

O autor do atentado nasceu em Mogadíscio em 1997 e chegou em maio de 2015 na Alemanha, onde recebeu proteção devido à guerra civil que avança em seu país de origem. (Com agências internacionais)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.