Senadores apresentam ao STF notícia-crime contra Bolsonaro por suposta prevaricação no caso Covaxin

 
O escândalo CovaxinGate avança com celeridade e preocupa cada vez mais o staff palaciano, apesar de Jair Bolsonaro afirmar que os senadores da CPI da Covid “não ganharão no tapetão”.

Nesta segunda-feira (28), os senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Jorge Kajuru (Podemos-GO) e Fabiano Contarato (Rede-ES) apresentaram ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma notícia-crime em que requerem investigação do presidente Jair Bolsonaro por suposto crime de prevaricação. A relatora do caso será a ministra Rosa Weber.

Com base nos depoimentos do deputado federal Luís Cláudio Fernandes Miranda (DEM-DF) e do seu irmão Luís Ricardo Miranda à CPI, na última sexta-feira (25), parlamentares já haviam sinalizado com a possibilidade de acionar o Supremo.

Ao STF cabe a prerrogativa de decidir se pede autorização à Procuradoria-Geral da República (PGR) para abrir investigação ou autoriza de ofício a instauração de inquérito. A tendência é que a ministra-relatora Rosa Weber acione a PGR.

De acordo com o artigo 319 do Código Penal Brasileiro, prevaricar consiste em “retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal”.

 
Matérias relacionadas
. CovaxinGate: Bolsonaro diz não saber o que acontece nos ministérios, mas prevaricação é evidente
. CovaxinGate: ao manter Ricardo Barros como líder do governo, Bolsonaro mostra ser refém do Centrão

Considerando que a prevaricação é crime praticado por servidor contra o Estado e a administração pública, o presidente Jair Bolsonaro estará sujeito ao que estabelece os artigos 85 e 86 da Constituição Federal, o que de chofre abre caminho para processo de impeachment.

Nos depoimentos prestados à CPI da Covid, os irmãos Miranda afirmaram ter informado a Bolsonaro a existência de esquema de corrupção no processo de aquisição da Covaxin, vacina contra Covid-19 produzida pela farmacêutica indiana Bharat Biotech.

As negociações envolvendo a compra do imunizante indiano foram suspensas após ser revelada exigência de pagamento antecipado de US$ 45 milhões a uma empresa com sede em Cingapura e que não constava do contrato.

De acordo com relato do deputado federal Luís Cláudio Miranda, o presidente da República, ao ser informado do ilícito, atribui a Ricardo Barros (PP-PR), líder do governo na Câmara, a responsabilidade pelo que chamou de “rolo”. Na ocasião, Bolsonaro teria afirmado ao parlamentar que solicitaria à Polícia Federal para apurar o caso, mas nenhum pedido de investigação relativo ao caso aparece na base de dados da corporação.

O líder Ricardo Barros nega a existência de fatos concretos que provem sua participação no escândalo, mas coube ao deputado paranaense a responsabilidade de apresentar emendas à medida provisória para viabilizar a aquisição dos imunizantes Covaxin e Sputnik V.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.