Dois lados: PGR aguarda CPI para decidir sobre notícia-crime contra Bolsonaro; MPF investigará CovaxinGate

 
Há no escopo do Ministério Público Federal (MPF) estranha dualidade interpretativa acerca do CovaxinGate, escândalo de corrupção envolvendo as negociações para fornecimento ao governo federal de 400 milhões de doses da vacina contra Covid-19 produzida pela farmacêutica indiana Bharat Biotech.

Na terça-feira (29), em resposta à ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), relatora da notícia-crime apresentada contra o presidente Jair Bolsonaro, por prevaricação no escândalo CovaxinGate, a Procuradoria-Geral da República (PGR) preferiu aguardar a conclusão dos trabalhos da CPI da Covid, em funcionamento no Senado Federal.

Na manifestação ao STF, o vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros, destacou que a independência do Legislativo permite que as apurações da CPI sejam mais céleres do que na Justiça

“Se o Poder Legislativo está a investigar com excelência comportamentos aparentemente ilícitos com todas as competências necessárias, qual seria o motivo para que no Supremo Tribunal Federal abra uma investigação concorrente, tomada por freios e contrapesos institucionais e sem igual agilidade?”, indagou Medeiros.

 
O vice-procurador foi além e ressaltou que seria “por demais extraordinário se o Ministério Público saltasse de uma notícia-crime para uma ação penal, como pleiteiam os senadores, sem a necessária realização de uma investigação”.

No contraponto, a Procuradoria da República no Distrito Federal decidiu nesta quarta-feira (30) abrir investigação criminal para apurar as denúncias de corrupção envolvendo as negociações para compra da Covaxin, vacina contra Covid-19 produzida pela farmacêutica indiana Bharat Biotech. A decisão foi tomada pelo 11º Ofício de Combate ao Crime e à Improbidade Administrativa da Procuradoria.

A abertura da investigação criminal, autorizada pelo procurador Paulo José Rocha Júnior, atendeu a pedido da procuradora Luciana Loureiro, que afirma não haver justificativa para as inconsistências na negociação “a não ser atender a interesses divorciados do interesse público”.

Se a Procuradoria da República no DF entendeu por bem abrir investigação criminal para apurar o escândalo, a alegação da PGR no caso da notícia-crime contra Jair Bolsonaro é no mínimo dissonante. Afinal, o crime de prevaricação cometido pelo presidente da República é evidente e incontestável.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.