Dezenas morrem no Canadá no rastro de histórica onda de calor

 
Uma forte onda de calor que atinge várias cidades do noroeste dos Estados Unidos e do Canadá vem fazendo com que termômetros registrem temperaturas recordes e pode ter sido a causa de dezenas de mortes em Vancouver.

Na terça-feira (29), o serviço meteorológico do Canadá registrou uma temperatura recorde pelo terceiro dia consecutivo, com 49,5ºC em Lytton, na província da Colúmbia Britânica, a 250 quilômetros de Vancouver.

De acordo com dados divulgados pela Real Polícia Montada do Canadá nesta quarta-feira, ao menos 134 pessoas morreram subitamente em Vancouver desde a última sexta. As vítimas, em sua maioria, eram idosas ou pessoas com problemas de saúde.

Por sua vez, o departamento de polícia da cidade registrou mais de 65 mortes súbitas, a maioria associada ao calor. Outros municípios canadenses também reportaram chamadas sobre vários casos de morte súbita.

O calor forçou o fechamento de escolas e de centros de vacinação contra a Covid-19 na região de Vancouver. As autoridades instalaram fontes de água e estações de resfriamento nas ruas da cidade. Ventiladores e aparelhos de ar-condicionado portáteis se esgotaram nas lojas.

Em meio às mudanças climáticas, cientistas apontam que temperaturas recordes vêm sido registradas com maior frequência. Em termos globais, a década até 2019 foi a mais quente já registrada. Além disso, os últimos cinco anos foram os mais quentes dos quais se tem registro.

 
Calor e incêndios nos EUA

A onda de calor intenso que atingiu do estado de Oregon, nos Estados Unidos, até os territórios árticos do Canadá, é atribuída a uma região de alta pressão que vem fazendo com que o ar quente fique preso na região.

Nas cidades de Portland e Seattle, no noroeste dos EUA, temperaturas atingiram níveis jamais vistos desde o início dos registros, nos anos 1940, chegando a 46ºC.

Em combinação com uma forte seca, as temperaturas sem precedentes criaram as condições ideais para focos de incêndios. No limite dos estados americanos da Califórnia e Oregon, as chamas já consumiram mais de 600 hectares de vegetação.

Biden culpa aquecimento global

Fazendo referência à onda de calor, o presidente americano, Joe Biden, afirmou que os Estados Unidos precisam de uma infraestrutura melhor para se preparar para o calor extremo.

“Alguém acreditava que teríamos 116 graus (Fahrenheit, 46ºC) em Portland, Oregon? Mas não se preocupem, não há aquecimento global, porque ele é apenas um fruto da nossa imaginação”, disse o presidente, criticando negacionistas das mudanças climáticas. (Com agências internacionais)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.