Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco decide prorrogar CPI da Covid, informa o senador Omar Aziz

 
Para desespero do presidente Jair Bolsonaro e os integrantes da base de apoio ao governo, a CPI da Covid será prorrogada. A decisão é do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), que atendeu a um requerimento feito pelo vice-presidente da CPI, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). A comissão funcionará por mais noventa dias.

Há duas semanas, Randolfe apresentou o requerimento, que logo contou com as 27 assinaturas necessárias – um terço dos senadores –, cumprindo o que estabelece a Constituição Federal (artigo 58) e o Regimento Interno do Senado (artigos 145 a 153).

Com a prorrogação do funcionamento da CPI, o governo Bolsonaro continuará na mira das investigações sobre o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus e os casos de corrupção no âmbito de negociações para compra de vacinas contra Covid-19.

De acordo com informações de bastidores, Pacheco já teria declarado que não se oporia prorrogação da CPI, mas que anunciaria sua decisão em data próxima ao término dos 90 dias iniciais.

 
A CPI da Covid foi instalada após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), já que o próprio Pacheco se recusava a ler o requerimento de criação da comissão.

O fato de evitar a leitura do requerimento foi uma estratégia política de Rodrigo Pacheco, que deixou o ônus da decisão ao STF. Isso porque na ocasião o presidente do Senado se preocupava em não criar arestas com o governo

Agora, com a leitura do requerimento de prorrogação marcada para quarta-feira (14), o presidente do Senado entra em rota de colisão com o governo, que nos bastidores trabalha incessantemente para conter os efeitos dos escândalos envolvendo servidores do Ministério da Saúde, militares e atravessadores de vacina.

Rodrigo Pacheco, que foi eleito à presidência do Senado com o declarado apoio do Palácio do Planalto, já havia entrado na mira de Bolsonaro pelo fato de ser pré-candidato à Presidência da República pelo PSD. Pacheco ainda permanece filiado ao Democratas, mas como adiantou o UCHO.INFO está de malas prontas para migrar na direção do partido comandado por Gilberto Kassab.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.