Bolsonaro está em “tratamento clínico conservador”, informa hospital de SP, mas foi intubado “por precaução”

 
O senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) declarou, nesta quarta-feira (14), que o pai, presidente Jair Bolsonaro, transferido para São Paulo após diagnóstico de obstrução intestinal. Foi intubado por precaução na UTI.

“Ele fez alguns exames de imagens também, em que foi constatado um entupimento no seu intestino, com muito líquido no estômago. Então isso tudo foi monitorado. Ele foi realmente para uma Unidade de Tratamento Intensivo, sim, para ficar em observação com cuidados melhores. Chegou a ser intubado, sim, para evitar que ele broncoaspirasse o líquido que estava vindo do seu estômago. Isso já havia acontecido em cirurgias passadas, por precaução, nada de grave”, disse o parlamentar em entrevista à rádio Jovem Pan.

“Você conhece alguma função mais estressante que presidente da República, ainda mais se tratando de Bolsonaro? É difícil, mas ele está dando o melhor que pode para o país”, disse Flávio Bolsonaro. “Falei com o médico dele mais cedo. Ele me tranquilizou, disse para a família ficar calma, que não tinha nada de mais grave acontecendo, que ele estaria em observação”, completou.

É importante destacar que ninguém obrigou Jair Bolsonaro a concorrer à Presidência da República, assim como nenhum brasileiro é responsável por comportamento destemperado e agressivo, típico de quem flerta com o totalitarismo e tenta fazer do cargo o caminho mais curto para um golpe contra a democracia. Como prega a sabedoria popular, “quem não tem competência não se estabelece”

Durante a entrevista, o filho “01” do presidente da República informou que ele foi internado de sábado para domingo, em Brasília, com crise de soluços, apneia e dificuldade para dormir, mas foi liberado pelos médicos.

 
Na manhã desta quarta-feira, a Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência (Secom) divulgou nota informando que a internação de Bolsonaro se deu “por orientação de sua equipe médica” com o objetivo de realizar exames “para investigar a causa dos soluços”. O comunicado ressaltava que o presidente “ficará sob observação, no período de 24 a 48 horas, não necessariamente no hospital”. “Ele está animado e passa bem”, concluiu a Secom.

Na sequência, a Secom divulgou nova nota: “Após exames realizados no HFA, em Brasília, o Dr. Macedo, médico responsável pelas cirurgias no abdômen do Presidente da República, decorrentes do atentado a faca ocorrido em 2018, constatou uma obstrução intestinal e resolveu levá-lo para São Paulo onde fará exames complementares para definição da necessidade, ou não, de uma cirurgia de emergência.”

Por volta das 22 horas de quarta-feira, o Hospital Vila Nova Star (do grupo D’Or), em São Paulo, também divulgou nota (não é boletim médico) sobre o presidente da República, informando que ele será submetido a “tratamento clínico conservador”.

“O senhor presidente da República, Jair Bolsonaro, foi transferido na noite desta quarta-feira para o Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, após passar por uma avaliação no Hospital das Forças Armadas, em Brasília, e ser diagnosticado com um quadro de suboclusão intestinal. Após avaliações clínica, laboratoriais e de imagem realizadas, o presidente permanecerá internado inicialmente em tratamento clínico conservador”, informa a nota do Vila Nova Star.

O UCHO.INFO, apesar do jornalismo crítico e ao mesmo tempo responsável que faz ao governo, torce pela imediata recuperação do presidente Jair Bolsonaro, mas as informações contidas nas notas e a declaração do filho senador são destoantes. Entre “tratamento clínico conservador” e necessidade de intubação há enorme e conceitual diferença. Em suma, faltou combinar o discurso com a necessária antecedência.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.