Chuvas torrenciais deixam ao menos 104 mortos na Alemanha e mais de 1 mil desaparecidos

 
O número de mortos após fortes chuvas e inundações que atingiram o oeste da Alemanha subiu para ao menos 104 nesta sexta-feira (16), enquanto 1.300 pessoas são consideradas pelas autoridades como desaparecidas. Há a esperança de um número menor de desaparecidos por causa do comprometimento do sistema de comunicação, o que pode ter deixado muitas pessoas incomunicáveis.

A grande quantidade de água transformou ruas em rios, com correntezas que varreram carros, arrancaram árvores e causaram o desabamento de casas. Interrupções nas linhas telefônicas fazem com que seja difícil traçar um retrato preciso da situação nos dois estados mais afetados, Renânia do Norte-Vestfália e Renânia Palatinado.

Mesmo com o fim das chuvas torrenciais, barragens que transbordaram ou ameaçam romper seguem ameaçando a região. “A situação continua dramática”, afirmou a governadora da Renânia-Palatinado, Malu Dreyer, dois dias após chuvas intensas assolarem a região.

Mais de 50 pessoas morreram somente no estado e, segundo um porta-voz da polícia, teme-se que o número continue a subir. “O fato de tantas pessoas terem morrido nesta catástrofe é realmente terrível”, lamentou Dreyer.

A governadora apontou que resgatar moradores de suas casas é difícil, pois o acesso a muitas localidades é limitado. “Tudo isso é um grande desafio para nossas equipes de resgate, que trabalham ininterruptamente”, disse.

No distrito de Ahrweiler, no norte da Renânia-Palatinado, uma das áreas mais assoladas pela catástrofe, autoridades afirmaram que 1.300 pessoas seguiam desaparecidas na manhã desta sexta. Uma porta-voz disse, no entanto, que o alto número está ligado ao colapso da rede de telefonia móvel, levando muitas pessoas a ficarem incomunicáveis. Mais de mil socorristas seguem trabalhando na área. As autoridades locais pediram o reforço de unidades sanitárias e de transporte e das Forças Armadas.

 
Matéria relacionada
. Fortes chuvas causam destruição na Alemanha e deixam 59 pessoas mortas e 1.300 desaparecidos

Merkel anuncia ajuda

Em visita a Washington, a chanceler alemã, Angela Merkel, prometeu ajuda a moradores das áreas afetadas pela catástrofe. “Posso dizer para as pessoas: nós não lhes deixaremos sozinhos em momentos difíceis, terríveis. Também ajudaremos na reconstrução”, disse a chefe do governo da Alemanha.

O ministro do Interior alemão, Horst Seehofer, anunciou ampla ajuda financeira do governo federal para as áreas afetadas, a ser liberada dentro de poucos dias. O valor ainda não foi definido. Na chamada enchente do século dos rios Elba e Danúbio, que afetou oito estados alemães em 2013, o governo federal disponibilizou um fundo de ajuda de mais de 8 milhões de euros.

Em coletiva de imprensa ao lado do presidente americano, Joe Biden, Merkel também observou que “o número de fenômenos climáticos extraordinários aumentou dramaticamente” e que, portanto, o mundo precisa agir.

A ministra do Meio Ambiente da Alemanha, Svenja Schulze, afirmou que a catástrofe mostra que a mudança climática chegou ao país. “Trata-se de volumes de água históricos”, disse. Ela defendeu que ajuda financeira chegue de maneira imediata aos atingidos. (C0m agências internacionais)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.