Ítalo Ferreira é o primeiro campeão olímpico do surfe na história dos Jogos

 
O brasileiro Ítalo Ferreira venceu a final do surfe na Olimpíada de Tóquio nesta terça-feira (27) e tornou-se o primeiro campeão olímpico do esporte da história.

Na estreia do surfe como esporte olímpico, Ítalo saiu-se melhor na disputa final com o japonês Kanoa Igarashi e conquistou o primeiro ouro do Brasil nos Jogos.

Na final disputada na praia de Tsurigasaki, a leste de Tóquio, Ferreira obteve 15,14 pontos, contra 6,60 do competidor japonês. O brasileiro dominou ondas de mais de 2 metros em meio a rajadas de vento de mais de 30 quilômetros por hora. O bronze ficou com o australiano Owen Wright, que derrotou o brasileiro Gabriel Medina na disputa pelo terceiro lugar.

 
Natural do Rio Grande do Norte, Ítalo Ferreira foi o último campeão mundial de surfe, em 2019, tendo vencido a final contra o bicampeão Gabriel Medina e tornando-se o terceiro brasileiro a conquistar o título. Os planos de buscar uma medalha em Tóquio foram postergados em um ano devido à pandemia de Covid-19.

“Eu vim com uma frase para o Japão: diz amém que o ouro vem. E veio. Eu acreditei até o final, treinei muito nos últimos meses, e Deus realizou meu sonho. Só tenho a agradecer a oportunidade fazer o que eu amo, ajudar as pessoas, a minha família. Isso sou eu, fui para a água, sem pressão fazendo o que eu amo”, disse o surfista, citado pelo Globo Esporte.

O surfe como esporte olímpico é uma das grandes novidades dos Jogos de Tóquio, assim como o skate, que rendeu medalha de prata para a brasileira Rayssa Leal, de apenas 13 anos, conhecida como Fadinha.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.