Olimpíada de Tóquio: Ana Marcela Cunha conquista medalha de ouro na maratona aquática

 
Em ótima e bem administrada prova, a brasileira Ana Marcela Cunha conquistou a medalha de ouro na maratona aquática na Olimpíada de Tóquio. A baiana de Salvador, de 29 anos, completou a distância de 10 km em 1h59min30s8, pouco à frente da holandesa Sharon van Rouwendall.

Ana Marcela estreou nos Jogos de Pequim, em 2008, quando tinha apenas 16 anos e chegou na quinta colocação. Quatro anos depois, não se classificou para a Olimpíada de Londres. Nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, a nadadora ficou em décimo lugar na prova que teve a brasileira Poliana Okimoto como medalha de bronze.

A medalha olímpica conquistada nesta terça-feira (3) – quarta-feira no Japão – soma-se a outras importantes conquistas. Ana Marcela esteve no pódio 11 vezes em campeonatos mundiais, com destaque para o tetra nos 25 km, o ouro nos 5 km, em 2019, e uma prata e dois bronzes na distância de 10 km. Em março, em Doha (Qatar), a nadadora venceu a etapa da Série Mundial.

 
Ana Marcela largou no pelotão frente, mantendo-se nas primeiras posições durante bom tempo. Com pouco mais de sete quilômetros de disputa, a brasileira dava 36 braçadas por minuto, enquanto a norte-americana Ashley Twichell dava 46 braçadas. Isso significa que Ana Marcela manteve a velocidade com menos esforço físico, detalhe importante em prova que exige muito do atleta.

Faltando 1,39 km para o final da prova, Ana estava na segunda posição, 2,6 segundos atrás da alemã Leonie Beck. A partir desse momento a brasileira aumentou o ritmo de braçadas até conquistar o inédito ouro olímpico em sua carreira.

A brasileira chegou a Tóquio determinada a conquistar uma medalha, após período de preparação realizado na Espanha. A maratona aquática foi realizada no Parque Marinho de Odaiba, ilha artificial na baía da capital japonesa.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.