“Sociedade brasileira não vai aceitar golpe”, diz Lula em entrevista a emissoras de televisão da Alemanha

 
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, em entrevista a canais de TV alemães, que não teme as ameaças do atual presidente Jair Bolsonaro em relação ao sistema eleitoral e que a sociedade brasileira “não vai aceitar” um eventual golpe.

“Eu acho que o grande golpe ele já deu em 2018. Porque é a primeira vez que um presidente da República é eleito com base em fake news. Ele mentiu durante toda a campanha, não participou de nenhum debate, e foi eleito presidente da República. Ou seja, ele é uma mentira. Ele é o resultado da negação da política”, disse o ex-presidente.

Em entrevista aos repórteres Matthias Ebert, do canal de TV público ARD, e Bianca Kopsch, da Deutsche Welle, Lula evitou se apresentar como candidato nas eleições de 2022, mas disse ser “o que a maioria da sociedade quer”.

Questionado se, em um país bastante polarizado, não deveria dar espaço para um nome novo, o ex-presidente afirmou que o caminho para outras candidaturas está aberto. “Quem quer evitar Lula candidato, não vote no Lula. Quem acha que deve haver outro candidato, se lance como candidato. O que não podemos aceitar é a mentira”, declarou.

 
O petista disse não ver no momento chance de o impeachment de Bolsonaro avançar, mas acredita que o presidente será cassado nas urnas pelo povo brasileiro. Seu objetivo, afirma, é “polarizar mesmo” nas eleições.

“Nós já tivemos mais de 160 pedidos de impeachment. Quem tem a iniciativa de colocar em votação o pedido de impeachment é o presidente da Câmara, e não foi colocado nenhum até agora, embora os partidos de oposição tenham feito cobrança. Eu acho que eles não vão colocar. Acontece que ele tem maioria na Câmara e, portanto, não quer votar o impeachment. Se nada disso acontecer até as eleições, ele será cassado pelo povo brasileiro”, afirmou.

“Diga para o povo alemão que aqui no Brasil a disputa entre Lula e Bolsonaro é a disputa entre a democracia e o nazismo. É isso que está em disputa”, declarou o petista em outro momento da entrevista.

Lula é líder nas pesquisas sobre a corrida presidencial de 2022. De acordo com o último levantamento do instituto Datafolha, realizado no início de julho, Lula tem 58% das intenções de voto nas simulações de segundo turno, enquanto Bolsonaro tem 31% – vantagem mais ampla do que a registrada na pesquisa anterior, em maio. (Com Deutsche Welle e ARD)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.