Olimpíada de Tóquio: Isaquias Queiroz é ouro na canoagem e conquista a quarta medalha olímpica

(Luis Acosta – AFP)

 
Isaquias Queiroz fez história na manhã deste sábado (7) no Canal Sea Forest, na Baía de Tóquio. O baiano, de 27 anos, conquistou a medalha de ouro na prova do C1 1000m da canoagem velocidade, com o tempo de 4m04s408. Com o triunfo na Olimpíada de Tóquio, Isaquias (ouro em Tóquio e duas pratas e um bronze na Rio 2016) iguala a marca de Serginho e Gustavo Borges, que também têm quatro medalhas olímpicas. Ele também ostenta 12 pódios em Campeonatos Mundiais (dos quais seis ouros) e quatro em Jogos Pan-Americanos (três ouros).

“Tô meio que aéreo ainda… É diferente ganhar uma medalha de ouro. Estou feliz, mas estou mais feliz por estar deixado vocês no Brasil mais felizes”, disse Isaquias logo após vencer a prova.

A medalha de prata ficou com o chinês Hao Liu, com o tempo de 4m05s724, o bronze, com Serghei Tarnovschi, da República da Moldávia, com 4m06s069.

Nascido em reduto de canoístas, Isaquias foi descoberto em um projeto social de Ubaitaba, sua cidade natal, em 2005. Aos 18 anos, o atleta quase desistiu do esporte por não se classificar para os Jogos Olímpicos de Londres (2012)

 
Em 2013, contratado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para mudar a história da canoagem verde-loura, o treinador espanhol Jesus Morlán impulsionou a vitoriosa carreira de Isaquias, um dos grandes nomes da modalidade.

Morlán morreu em 2018 após lutar durante dois contra um câncer no cérebro. Isaquias chegou a Tóquio com o intuito de conquistar uma medalha e acima de tudo honrar o treinador que o lapidou para as raias.

“Jesus foi um cara que mudou a trajetória da canoagem do Brasil. Um cara que merece todo elogio por todas as conquistas que teve e pelo que estava fazendo mesmo com o tratamento do câncer. Para mim, é uma honra poder remar aqui e tentar mostrar para o Brasil que o trabalho dele segue, que podemos mostrar à família dele que levamos o nome do Jesus mesmo ele não estando mais fisicamente aqui. Meu objetivo agora é ganhar essa medalha de ouro para dedicar a ele”, disse o canoísta brasileiro um dia antes da final.

Atleta do Flamengo, Isaquias Queiroz treina há sete anos em Lagoa Santa, cidade da região metropolitana de Belo Horizonte, sob o comando de Lauro de Souza Júnior, o Pinda. Com o ouro em Tóquio, ele ingressa na galeria dos maiores nomes da história olímpica brasileira.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.