Peso-médio Herbert Conceição nocauteia ucraniano e é medalha de ouro no boxe em Tóquio

 
O pugilista brasileiro Hebert da Conceição Sousa recuperou-se de derrota quase certa com um nocaute no final de sua luta e conquistou a medalha de ouro na categoria até 75 quilos do boxe neste sábado (7). Faltando apenas cerca de 90 segundos para o final, Hebert disparou um golpe poderoso que deixou o campeão olímpico Oleksandr Khyzhniak no chão e garantiu a comemoração para o Brasil.

Khyzhniak abriu clara vantagem com socos rápidos, mas Hebert lutou para permanecer em pé e ficou surpreso quando seu adversário foi à lona.

“Eu dei sorte, encaixei e foi nocaute”, disse ele. “Não tenho tantos nocautes, mas treino muito para isso”. “Difícil falar a sensação, é incrível, uma emoção muito grande, senti a energia de todo mundo que estava torcendo. Eu pensei durante os rounds que tinha muita gente mandando energia por esse nocaute. Eu acreditei que eu podia e que bom que aconteceu, eu fui premiado e a gente merece”, afirmou o boxeador segundo o site do Time Brasil.

Hebert sequer esperou a decisão do árbitro e comemorou imediatamente, pulando de corner para corner e gritando para as câmeras de televisão.

 
Khyzhniak chegou a se levantar, cambaleando, e fez de tudo para provar que estava bem para continuar, com suas palavras ao árbitro sendo abafadas pelos gritos do brasileiro. “Não entendi a decisão”, disse Khyzhniak, acrescentando que o soco não foi tão forte. “Não é que eu poderia ter continua, eu continuei. Eu levantei rápido, mas foi finalizado.”

Nascido em Salvador, o campeão olímpico começou a lutar aos 15 anos na capital baiana. Herbert é definido pelos treinadores como uma pessoa inteligente, determinada, humilde, competitiva e emotiva. E divertida. Após as vitórias, ele foi visto a dançar e cantar.

Antes de entrar no ringue para receber a sonhada medalha de ouro, sua voz reverberava na Kokugikan Arena, templo do sumô, com imagens de lutadores históricos espalhadas pelos corredores até a estação de metrô que dá acesso ao local.

Nas entrevistas, o pugilista arranca risadas pela espontaneidade e alegria. Em entrevista à TV Globo, pediu desculpas por tomar tempo para fazer alguns segundos de agradecimento, porque sabe que os minutos da emissora são “caros”.

Ele lamentou a atual situação do Brasil, assolado pela pandemia, e dedicou a vitória ao País. “A nossa nação está passando por um momento difícil, e fico muito feliz em premiar ela com uma medalha de ouro. Em um momento tão caótico, qualquer sorriso é válido. Fico feliz de passar um momento de felicidade no meio de tanta tristeza.”

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.