Roubos e sequestros levam o Banco Central a limitar valor de transferências por Pix durante a noite

 
Diante de inúmeros pedidos das instituições financeiras, o Banco Central (BC) anunciou nesta sexta-feira (27) várias mudanças nas regras dos pagamentos e transferências eletrônicas, entre eles o Pix. De acordo com o BC, o objetivo das novas regras é aumentar a segurança e reduzir a possibilidade de ações de criminosas.

Entre as medidas anunciadas pelo BC, está o limite de R$ 1.000 para operações com Pix, cartões de débito e TED (Transferência Eletrônica Disponível) entre pessoas físicas, inclusive microempreendedor individual, entre 20h e 6h, inclusive para transações entre contas da mesma instituição financeira.

Com o novo meio de pagamento instantâneo, lançado em novembro de 2020, criminosos têm se valido da rapidez do Pix para aplicar golpes ou pedir que a vítima transfira grandes quantias durante roubos ou sequestros. Além disso, os bandidos roubam os celulares das vítimas e fazem transferências a partir de dados pessoais (senhas e informações bancárias) armazenados nos equipamentos.

 
Os bandidos usam contas bancárias abertas em nome de “laranjas” para receber o dinheiro, redistribuindo os valores para outras contas, dificultando o rastreamento por parte da polícia para reaver os valores e combater as quadrilhas.

O BC pretende estabelecer prazo mínimo de 24 horas e máximo de 48 horas para que o usuário desses meios de pagamento solicite, por canal digital, o aumento dos limites de transações com Pix, TED, DOC (Documento de Ordem de Crédito), transferências interbancárias, boleto e cartão de débito.

Com as novas regras, o usuário poderá estabelecer diferentes limites no Pix nos períodos diurno e noturno, autorizando transações de menor valor durante a noite. Em nota, o Banco Central informou que as novas regras estão sendo implementadas, sem destacar quando passarão a valer.

As medidas anunciadas podem não ser suficientes para evitar crimes, pois o sequestro da vítima durará até o horário em que são permitidas transferências de maior valor.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.