Talibã afirma que mulheres poderão estudar, mas separadas dos homens

 
O ministro do Ensino Superior do Talibã, Abdul Baqi Hazzani, afirmou que as mulheres afegãs poderão estudar nas universidades, mas em classes não mistas. Disse também que o novo regime apresentará um programa de ensino “islâmico e razoável”.

Depois da tomada do poder no Afeganistão, em meados deste mês, os talibãs procuram passar uma imagem de abertura e moderação, diante dos receios de um retrocesso como o ocorrido durante o regime fundamentalista que esteve no poder entre 1996 e 2001, que proibia que mulheres e meninas frequentassem unidades educacionais.

“Os afegãos poderão continuar seus estudos superiores segundo a sharia (lei islâmica) em segurança, sem que as mulheres e os homens estejam misturados”, anunciou Hazzani, durante reunião em Cabul no domingo (29).

Ele declarou que o Talibã quer criar “um programa de ensino islâmico e razoável, de acordo com os valores islâmicos, nacionais e históricos, e, por outro lado, capaz de rivalizar com os outros países”.

Separação de turmas

Estudantes dos sexos feminino e masculino serão igualmente separados nos níveis de ensino primário e secundário, prática que já é seguida no país, ainda muito conservador. Na reunião, da qual participaram outros responsáveis talibãs, nenhuma mulher esteve presente.

 
“O Ministério do Ensino Superior dos talibãs apenas consultou professores e alunos do sexo masculino sobre a retomada das aulas na universidade”, reclamou, no Twitter, uma conferencista de uma universidade de Cabul.

Citada pela agência de notícias AFP sem ser identificada, a conferencista afirma que a atitude dos talibãs mostra a “privação sistemática da participação das mulheres nos cargos de decisão”, e diz existir “uma lacuna entre as promessas dos talibãs e as suas ações”.

Exclusão da vida pública

Nos últimos 20 anos, um número crescente de mulheres entrou na universidade, em cursos mistos, mas com aulas apenas ministradas por homens.

No final da década de 1990, o Talibã havia excluído as mulheres da esfera pública, vedando ainda atividades como idas ao cinema, tendo sido impostas punições como o apedrejamento para as acusadas de adultério.

Os talibãs ainda não anunciaram o novo governo, declarando que aguardam o fim da retirada das tropas estrangeiras do país, previsto para esta terça-feira, 31 de agosto. (Com agências internacionais)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.