Talibã diz que derrota dos EUA após duas décadas de ocupação é “grande lição” para invasores

 
O Talibã comemorou a saída completa das tropas americanas nesta terça-feira (31), horas depois que o último avião dos EUA deixou o Afeganistão, mas também disse que deseja manter boas relações diplomáticas com os Estados Unidos e o resto do mundo.

A partida final dos americanos marcou o fim de 20 anos de intervenção. O conflito militar mais longo dos Estados Unidos chegou ao seu final na noite de segunda-feira, quando as tropas americanas abandonaram o aeroporto de Cabul.

Os combatentes do Talibã invadiram rapidamente o aeroporto e deram tiros para o alto em comemoração.

“Parabéns ao Afeganistão”, festejou o porta-voz do Talibã Zabihullah Mujahid, em uma coletiva de imprensa realizada na pista do aeroporto de Cabul. “Esta vitória pertence a todos nós”, acrescentou. “Queremos ter boas relações com os EUA e o mundo. Saudamos boas relações diplomáticas com todos eles”, ressaltou.

“Grande lição para outros invasores”

Mujahid disse que a derrota americana no Afeganistão “é uma grande lição para outros invasores e para nossa geração futura” e “também uma lição para o mundo”.

 
Mohammad Naeem, porta-voz do gabinete político do Talibã no Qatar, expressou sentimento semelhante em um vídeo postado na internet. “Graças a Deus, todos os ocupantes deixaram nosso país completamente”, disse.

O Talibã agora detém o controle total do aeroporto Hamid Karzai International. Seus veículos puderam ser vistos percorrendo nesta terça-feira a única pista no lado militar norte do campo de aviação. Pouco depois, os líderes talibãs fizeram uma caminhada de cunho simbólico pela pista.

“Momento de decisão e oportunidade”

Muitos afegãos temem viver sob o regime do Talibã, que governou o país de 1996 a 2001, período caracterizado pela marginalização de mulheres e meninas, abusos generalizados dos direitos humanos e um brutal sistema de justiça.

Zalmay Khalilzad, o enviado especial dos EUA para a Reconciliação do Afeganistão, disse que os afegãos enfrentaram “um momento de decisão e oportunidade” após a retirada das forças ocidentais. “O futuro de seu país está nas mãos deles. Eles escolherão seu caminho com total soberania”, afirmou através do Twitter. “Esta também é a chance de encerrar a guerra deles.”

O aeroporto de Cabul teve dias de caos e mortes depois que o Talibã assumiu o controle da capital, incluindo o palácio presidencial, em 15 de agosto.

Milhares de afegãos correram para o aeroporto na esperança de sair do país. Alguns deles morreram depois de se agarrarem desesperadamente à lateral de um jato de carga dos EUA enquanto a aeronave decolava. (Com agências internacionais)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.