Biden diz que sair do Afeganistão foi a melhor decisão para os Estados Unidos

 
Em pronunciamento nesta terça-feira (31), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, defendeu com veemência a decisão de retirar as tropas americanas do Afeganistão, dizendo ter se recusado a prolongar ainda mais uma guerra que descreveu como “interminável”.

A saída traumática do território afegão, concluída na segunda-feira após 20 anos de batalha contra o Talibã, foi uma “decisão sábia e a melhor para os Estados Unidos”, declarou o líder democrata.

Após ser atacado por opositores republicanos devido à natureza caótica dos esforços para retirar os soldados americanos do Afeganistão, Biden disse que fez o que deveria ter sido feito anos atrás. “Eu não estenderia essa guerra eterna e não estenderia essa retirada eterna [das tropas].”

“Assumo a responsabilidade pela decisão”, afirmou. “Eu me comprometi com o povo americano a acabar com essa guerra. Hoje honrei esse compromisso.”

Biden disse que a escolha era simples: “Ou seguir o compromisso assumido pelo governo anterior [do ex-presidente Donald Trump] e deixar o Afeganistão, ou dizer que não íamos embora e enviar dezenas de milhares de soldados para a guerra.” Segundo o presidente, a “verdadeira escolha era entre sair ou escalar [o conflito]”.

“Após 20 anos no Afeganistão, me recusei a enviar outra geração de filhos e filhas dos EUA para lutar uma guerra que deveria ter terminado há muito tempo”, completou.

Falando da pomposa Sala de Jantar de Estado da Casa Branca, o presidente batia no púlpito enquanto detalhava os custos extraordinários – mais de 2.400 soldados americanos mortos e mais de 2,3 trilhões de dólares gastos – de uma guerra que terminou com o Talibã de volta ao poder.

 
“Sucesso extraordinário”

Sobre as delicadas operações de evacuação do território afegão, Biden falou em um “sucesso extraordinário”. Ao todo, mais de 120 mil pessoas foram retiradas do Afeganistão em voos americanos e de outros países aliados nos últimos dias, desde a tomada de poder pelos talibãs.

“Nenhuma nação jamais fez algo parecido em toda a história; apenas os Estados Unidos tiveram a capacidade, a vontade e a habilidade para fazer isso”, disse o presidente.

Joe Biden, no entanto, ignorou fiascos e episódios de caos e desespero no aeroporto de Cabul nos últimos dias, enquanto milhares de pessoas tentavam fugir de um novo regime talibã.

Afegãos morreram ao tentar entrar em aviões e se agarrar à fuselagem para deixar o país a qualquer custo; mães lançavam bebês sobre a cerca de arame farpado do aeroporto, clamando para que soldados estrangeiros tirassem pelo menos seus filhos do país.

Além disso, no fim da semana passada um ataque terrorista matou cerca de 200 pessoas perto do aeroporto, entre eles soldados americanos.

Já no domingo, os Estados Unidos realizaram um ataque com um drone que, segundo os americanos, visava evitar uma ameaça terrorista no aeroporto, mas deixou inúmeras vítimas civis. (Com agências internacionais)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.