De olho no Palácio do Planalto, Rodrigo Pacheco acerta filiação ao PSD e confirma matéria do UCHO.INFO

De olho no Palácio do Planalto, Rodrigo Pacheco acerta filiação ao PSD e confirma matéria do UCHO.INFO

 
Como antecipou o UCHO.INFO, o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, está de saída do Democratas (que juntamente com o PSL criou a União Brasil) e deve filiar-se ao PSD na próxima semana. O senador por Minas Gerais diz que a decisão não está tomada, mas nos bastidores a filiação ao PSD é dada como certa.

“Se ela for tomada, a primeira pessoa a ser comunicada será o presidente do Democratas, ACM Neto, e os companheiros do Democratas, mas essa decisão ainda não está definida. Temos evoluído, [o PSD] é um partido pelo qual tenho muito carinho, muita consideração e estamos evoluindo nessa discussão e vamos tomar a melhor decisão”, declarou o presidente do Senado na terça-feira (19).

O plano de Pacheco é concorrer à Presidência da República, em 2022, pelo partido comandado por Gilberto Kassab, que trata o senador como um dos nomes mais fortes para fazer frente à polarização entre Lula e Jair Bolsonaro.

Nessa “dança de cadeiras” há muitos interesses políticos que vão além da mera troca de legenda. Com a filiação de Rodrigo Pacheco, o PSD passará a ter onze senadores, o que garante a segunda maior bancada no Senado. A bancada de Minas Gerais no Senado será toda do PSD.

 
Matéria relacionada
. Fusão do PSL com o Democratas, novo partido pode atrapalhar plano eleitoral do presidente do Senado

Além disso, caso seja confirmada sua candidatura à Presidência da República, Pacheco terá dois cabos eleitorais de peso na eleição de 2022. O primeiro é o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, filiado ao PSD e que no próximo ano deve disputar o governo de Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral do País.

De saída do PSDB, o ex-governador Geraldo Alckmin, que em 2022 concorrerá ao Palácio dos Bandeirantes, está a um passo de filiar-se ao PSD. Alckmin foi convidado a mudar para a União Brasil, mas a tendência é que bata o martelo com o partido de Kassab. Uma das condições para Alckmin sacramentar essa mudança é ter o controle do partido no estado de São Paulo, maior colégio eleitoral.

Enquanto Kassab aposta todas as fichas em Rodrigo Pacheco como candidato ao Palácio do Planalto, não se deve descartar a possibilidade de mais adiante o senador surgir na cena eleitoral como candidato a vice na chapa de Lula.

É importante ressaltar que Kassab e Lula têm ótima relação, sem contar que o ex-prefeito da capital paulista sabe negociar nos bastidores políticos. Uma eventual chapa Lula-Pacheco foi noticiada em primeira mão por este portal de notícias.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.