Banimento das redes sociais

(*) Gisele Leite

O relatório final da CPI da Pandemia irá incluir também denúncia contra as mentiras contumazes do atual Presidente da República que mencionou em live da última quinta-feira (21.10.2021) que a vacina contra Covid-19 causa AIDS apontando supostos relatórios oficiais do Reino Unido, e que as pessoas completamente vacinadas contraíram HIV mais rapidamente que o esperado.

A mentira fora repudiada por associações médicas e políticos. E, mereceu a inclusão no relatório e o Vice- Presidente da CPI encaminhou ofício ao STF pedindo que o Presidente da República se retrate. Até mesmo um fiel aliado como Arthur Lira criticou o Chefe da Nação, afirmando que, se o que ele disse não tiver base científica, deve “pagar por isso”.

Assim, o Senador Randolfe Rodrigues afirmou que foi encaminhado o ofício ao Ministro Alexandre de Moraes, pedindo que o Comandante da República seja investigado por mais esse absurdo no âmbito do inquérito das “fake news” e recomendaremos às plataformas de redes sociais a suspensão e/ou banimento do atual Presidente.

Na vã tentativa de justificar a live feita, os bolsonaristas distorceram reportagem feita em outubro de 2020 pela revista Exame sobre a preocupação de quatro cientistas a respeito dos riscos de um determinado adenovírus usado nas vacinas aumentar as chances de contágio por HIV.

Além de o caso em comento não envolver qualquer relatório oficial britânico, a própria reportagem já afirmava que não foi comprovada a redução na imunidade. Tanto a Exame como a Forbes publicaram a reportagem sobre o assunto há um ano, mas já atualizaram suas matérias na internet de forma a evitar que fossem usadas na propagação de notícias falsas.

Os parlamentares do PDT e do PSOL apresentaram ao STF notícia-crime contra o Chefe da Nação pela divulgação de informações falsas em sua recente live. E, o relator escolhido por sorteio, foi o Ministro Luís Roberto Barroso, alvo de sucessivos ataques do atual Presidente antes de sua trégua atual com o Judiciário. Barroso encaminhou à PGR o pedido de investigação sobre o caso.

Cumpre alertar que além do atual Presidente da República há o pedido de indiciamento de mais de dez pessoas, entre antigos e atuais funcionários do Ministério da Saúde e empresários.

Enfim, o que o povo brasileiro aguarda é que seja feita justiça, que haja punição para os culpados e que cessem definitivamente as “fake news” que prestam um serviço de desinformação perigoso e que atenta contra a vida humana.

(*) Gisele Leite – Mestre e Doutora em Direito, é professora universitária.

As informações e opiniões contidas no texto são de responsabilidade exclusiva do autor, não refletindo obrigatoriamente o pensamento e a linha editorial deste site de notícias.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.